O que é taxa metabólica total?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Taxa metabólica = velocidade com que o organismo está utilizando os estoques de energia; Taxa metabólica basal (TMB) = exigências energéticas necessárias à manutenção da vida; Taxa metabólica de repouso (TMR) = superior a TMB, pois considera atividade muscular anterior.

O teste do metabolismo em repouso (ou taxa metabólica em repouso, TMR) é feito através do método de calorimetria indireta (1), uma das maneiras científicas mais precisas para descobrir se o seu metabolismo é lento, normal ou acelerado comparado a outras pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura que você.

Quando a taxa metabólica basal está mais baixa que o normal, isso significa que o metabolismo é mais lento. Ou seja, que o organismo queima menor quantidade de gordura ao longo do dia. Isso pode ser muito bom em certos casos, já que exige um consumo menor de alimentos.

Homem : 66,5 + (13,75 x kg) + (5,003 x cm) – (6,775 x idade) Mulher: 655,1 + (9.563 x kg) + (1.850 x cm) – (4.676 x idade)

Quanto mais massa muscular a pessoa tem, maior é a sua taxa metabólica basal. Para emagrecer pelo menos meio quilo por semana, o indivíduo deve gastar, em média, 500 calorias a mais do que ingere ao longo do dia. Para emagrecer 1 quilo por semana, é preciso ingerir 1000 calorias a menos que o gasto basal do organismo.

Para emagrecer, normalmente é recomendado reduzir entre 250 a 1000 calorias diariamente da dieta ao gasto calórico total. O valor de calorias que se retira varia de acordo com o peso atual, o peso desejado, o sexo, a idade, a altura, o tempo da dieta e a energia gasta nas atividades ao longo do dia.

Existem muitos fatores que alteram o metabolismo: idade, genética, sexo, peso, altura, nível de atividades físicas e nutrição. A idade avançada torna o metabolismo mais lento. De forma geral, os homens possuem metabolismo mais acelerado do que as mulheres e a prática de exercícios físicos aumenta o metabolismo.

Como saber se o meu metabolismo é acelerado ou lento

  1. facilidade para perder peso;
  2. dificuldades para engordar;
  3. nervosismo;
  4. hiperatividade;
  5. frequência cardíaca mais acelerada;
  6. temperatura corporal alta.
  7. aumento da transpiração;
  8. dificuldade para dormir.

Menor acúmulo de gordura
Como a transformação dos nutrientes em energia é mais eficiente, o organismo sente menor necessidade em fazer reservas para evitar sua escassez. Assim, um dos benefícios do metabolismo acelerado é a menor propensão ao acúmulo de gordura.

De 40% a 70% da energia que nosso organismo utiliza – a chamada de taxa metabólica basal (TMB) - é gasta somente para nos manter vivos e gerenciar reações químicas – desde a respiração até reparação das células e digestão. Ou seja: quando se fala em metabolismo lento, trata-se de uma TMB baixa.

Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo “metabolismo celular” é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células.

O processo de emagrecimento acontece sempre que o metabolismo do tecido adiposo, ou seja, a gordura do nosso corpo, é alterado. Isso acontece, por exemplo, com o déficit calórico, quando consumo de calorias totais é menor que seu gasto. Esse saldo é calculado com base na Taxa Metabólica Basal (TMB), que é individual.

O metabolismo está diretamente relacionado à necessidade de energia. Uma pessoa com um metabolismo lento queimará menos calorias em repouso e durante a atividade. Portanto, terá que comer menos para evitar o excesso de peso.

Quem tem um metabolismo acelerado, gasta mais energia e, se tiver a intenção de ganhar peso, pode ter dificuldades na briga contra a balança. Como ganhar peso? Apesar destas pessoas serem consideradas “sortudas”, ganhar peso pode ser uma missão difícil, porém não impossível.

Sinais de metabolismo lento

  • Dificuldade para perder peso;
  • Ganho de peso, mesmo com alimentação reduzida;
  • Acúmulo de gordura em novas áreas;
  • Formação de celulite em novas áreas;
  • Calcanhares rachados e queda de cabelo.

Como você pode melhorar sua idade metabólica
A melhor maneira de ter uma rotina saudável é com uma combinação de hábitos alimentares e uma rotina de exercícios. Portanto, o ideal é você não ingerir mais calorias do que queima constantemente.