O que e taxa de evaporação?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Note que a taxa de evaporação é representada pela variação do volume evaporado no tempo (mm/dia), ou seja, de quanto se rebaixa o nível d'água (em mm) da superfície com área A.

Evaporação: é a mudança de fase do estado líquido para o gasoso de modo gradual, lento. Ela ocorre apenas na superfície do líquido e não é perceptível visualmente, pois não há o surgimento de bolhas nem agitação em seu interior. Exemplos: A roupa que seca no varal, o rio que evapora, uma poça de água que seca, etc.

A velocidade de evaporação é a velocidade a que um dado solvente vaporiza. A velocidade de evaporação é, por regra, mais baixa para solventes com ponto de ebulição mais elevado. Pode exprimir-se em gramas de solvente evaporado por metro quadrado de superfície exposta e por hora.

A evaporação é uma passagem do estado líquido para o estado gasoso que ocorre lentamente. Nesse processo, algumas moléculas do líquido adquirem energia suficiente para passar ao estado gasoso.

A Evaporação consiste em um fenômeno em que átomos de substâncias em estado líquido obtêm energia suficiente para passar para o estado gasoso. O movimento provocado pela temperatura das moléculas deve ser suficiente para vencer a tensão superficial das substâncias e atingir o processo de evaporação.

Quando acontece no nível do mar - com pressão de 1 atmosfera – a água vaporiza a 100°C. A temperatura chega a tal ponto que a água passa do estado líquido para vapor. "Essa transformação acontece no interior do líquido", explica o professor.

A pressão de vapor é uma medida da tendência de evaporação de um líquido. Quanto maior for a sua pressão de vapor, mais volátil será o líquido, e menor será sua temperatura de ebulição relativamente a outros líquidos com menor pressão de vapor à mesma temperatura de referência.

Isso quer dizer que, em média, a cada dia ocorre uma perda de água da represa, em torno de 55.000 L/dia, o que é equivalente a aproximadamente 650 mL/s.

Condensação (passagem do estado gasoso ou vapor para o estado líquido); Sublimação (passagem do estado sólido para o estado gasoso); Ressublimação (passagem do estado gasoso para o estado sólido).

A temperatura de ebulição, ou seja, do processo de passar da fase líquida para a fase gasosa, depende da pressão. Por isso, quanto maior a altitude, menor a temperatura de ebulição, ou seja, mais fácil as moléculas saem do estado líquido e passam para o estado gasoso.

Existem três tipos de vaporização: evaporação, ebulição e calefação.

  • Evaporação.
  • Ebulição.
  • Calefação.

V = Volume d'água evaporada = área x E V = 10 km2 x 6 mm = 10 x 106 x 6 x 10-3 = 60 x 103 = 60.000 m3/dia = 60.000.000 l/dia.

Basta pegarmos a temperatura do vapor gerado na tabela de vapor saturado de acordo com a pressão e somar com a temperatura de elevação do ponto de ebulição.

3- quanto maior velocidade do ar – vento, maior evaporação.

Uma pequena descida do nível da água da piscina por conta dos efeitos da evaporação de até 3 mm por dia é normal. A evaporação depende de vários fatores climáticos. Temperatura alta da água, baixa umidade do ar e vento forte são fatores que aumentam a evaporação.

Temperatura: quanto mais aquecido estiver o líquido, mais rápido irá evaporar, mesmo que não atinja seu ponto de ebulição. Pressão: quanto menos pressão, a evaporação se dará de forma mais rápida sobre a superfície do líquido, visto que ela impede a saída das moléculas.

Ebulição, Evaporação e Calefação são os três processos de vaporização, que é a passagem do estado físico para o gasoso. A ebulição é a mudança de estado rápida, e é marcada pela formação de pequenas bolhas na superfície do líquido. A calefação é a passagem mais rápida dos três processos.

Entre os recursos de que dispomos para reduzir a evaporação das superfícies líquidas, estão: Redução da superfície líquida exposta; ao construir um reservatório escavado (açude), se possível, reduzir a área e aumentar a profundidade, para abrigar o volume previsto.