O que é tangível exemplos?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

Alguns exemplos de bens intangíveis são: Marcas, patentes, licenças, softwares, etc.

O produto tangível se refere a um item materializado com características que o consumidor consegue visualizar, como design, embalagem, qualidade, cor, tamanho, entre outros atributos. Ou seja, é algo que ele consegue pegar, experimentar ou sentir e que pode ser colocado em uma vitrine.

Recursos tangíveis
Os recursos financeiros (capital, dinheiro em caixa, dinheiro a receber, etc) e físicos (imóveis, máquinas, móveis, etc) são exemplos tangíveis.

O produto tangível é fabricado e pode existir por um período de tempo bastante longo até ser vendido. O produto intangível, por sua vez, espera que o consumidor tome posse. Portanto, é manufaturado e consumido simultaneamente.

O QUE SÃO BENS INTANGÍVEIS? Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.

Podemos utilizar como exemplos de ativos intangíveis as licenças, os direitos autorais, nome de uma marca, softwares de computador, carteira de clientes, dentre outros itens que possuem valor, mas não podem ser tocados fisicamente.

Produtos intangíveis, diferentemente dos tangíveis, não podem ser tocados, sentidos, cheirados, nem vistos. Muita gente fala que vender serviços intangíveis é mais difícil que vender produtos tangíveis. No caso de um automóvel, por exemplo, ele poderá ser visto, tocado e até mesmo testado antes da compra.

Os ativos intangíveis são todos os elementos não substanciais que estão diretamente vinculados ao potencial de geração de riqueza em uma organização. Em outras palavras, são todos os bens incorpóreos: não podem ser tocados, mas possuem valor econômico e, por esse motivo, necessitam de substância física.

17 sinônimos de tangível para 2 sentidos da palavra tangível: Que se pode tocar: 1 concreto, material, real, corpóreo, palpável, sensível, tateável, tátil, tocável.

Se “tangível” é aquilo que pode ser tocado, os resultados tangíveis são, portanto, aqueles que podem ser mensurados. Ou seja, eles podem ser medidos de forma precisa. Com eles podemos gerar relatórios e números que ajudam a empresa a definir os próximos passos.

1. Tangibilidade. A tangibilidade é a facilidade para mensurar claramente por qual coisa o cliente está pagando e, para o empresário, quanto custou para produzi-la. O produto tem uma tangibilidade maior, enquanto no serviço é mais difícil de mensurar o esforço despendido para a sua prestação.

Bens puramente tangíveis — bens tangíveis, como sabonete, creme dental ou sal, sem nenhum tipo de serviço associado a eles. Bens tangíveis associados a serviços — bens tangíveis, como carro, computador ou telefone celular, associados a um ou mais serviços.

Os serviços são intangíveis porque não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou cheirados antes de serem compra dos. Por exemplo, quem se submete a uma cirurgia plástica não pode ver o resultado antes da compra.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.