O que é Tangivel e não Tangivel?

Perguntado por: lassuncao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.

Os bens tangíveis, também chamados de corpóreos ou materiais, são aqueles que existem fisicamente, como móveis, imóveis, veículos, dinheiro, estoque, entre outros, que também integram o patrimônio.

Os bens tangíveis referem-se aos recursos físicos de longo prazo que uma empresa possui e que consegue mensurar o valor. Esses ativos são adquiridos com a intenção de realizar operações que benefícios econômicos e/ou manutenção da atividade comercial.

O produto tangível se refere a um item materializado com características que o consumidor consegue visualizar, como design, embalagem, qualidade, cor, tamanho, entre outros atributos. Ou seja, é algo que ele consegue pegar, experimentar ou sentir e que pode ser colocado em uma vitrine.

Os produtos tangíveis têm de ser transportados para um lugar de compra (atacadista ou varejista). Já os produtos intangíveis podem ser feitos de acordo com a exigência (e a necessidade) do consumidor.

Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.

Bens intangíveis são as propriedades imateriais de uma empresa, que não existem fisicamente, como é o caso de marcas, patentes, licenças, direitos autorais, softwares, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas, carteira de clientes, recursos humanos e know-how.

| Imagem: Pexels. Passando para os ativos intangíveis, eles são as propriedades e recursos de uma organização que não podem ser tocados ou vistos fisicamente, mas que ainda assim podem ser percebidos e representam vantagens para o negócio.

Então, os produtos intangíveis são o oposto, são aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são serviços, como advocacias, consultorias, consultas médicas, estéticas, entre outros. A qualidade de um serviço só pode ser comparada ao adquiri-lo.

Entre os bens tangíveis podemos elencar os seguintes: máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, instalações etc. E, entre os bens intangíveis, podemos citar: softwares, direitos autorais, marcas comerciais etc.

1. Tangibilidade. A tangibilidade é a facilidade para mensurar claramente por qual coisa o cliente está pagando e, para o empresário, quanto custou para produzi-la. O produto tem uma tangibilidade maior, enquanto no serviço é mais difícil de mensurar o esforço despendido para a sua prestação.

1 concreto, material, real, corpóreo, palpável, sensível, tateável, tátil, tocável. Que se pode entender: 2 atingível, claro, compreensível, definido, explícito, inteligível, manifesto, perceptível.

Se “tangível” é aquilo que pode ser tocado, os resultados tangíveis são, portanto, aqueles que podem ser mensurados. Ou seja, eles podem ser medidos de forma precisa. Com eles podemos gerar relatórios e números que ajudam a empresa a definir os próximos passos.

Tipos de produtos
produtos industriais - usados na produção de outros bens. bens de conveniência - adquiridos frequentemente e com um esforço mínimo. bens de impulso - compra por estímulo sensorial imediato. bens de emergência - bens necessários imediatamente.

Um ativo é intangível quando for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido/transferido, independente da intenção de uso pela entidade; ou se resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais. No caso de uma patente por exemplo, ela pode ser vendida e se encaixa nesse conceito de intangível.

Em síntese, os ativos tangíveis são aqueles de natureza permanente, usados para a manutenção das atividades da empresa e integridade do patrimônio. Em outras palavras, são os bens concretos que a empresa tem como, por exemplo, imóveis, máquinas, terrenos, equipamentos, estoque e veículos.

Qual a diferença entre ativo tangível e ativo intangível? Como já foi dito, ativos tangíveis são todos os bens materiais que podem ser tocados. Já os ativos intangíveis se tratam dos bens que, embora existam e também sejam de grande valor, são imateriais.

Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

1 palpabilidade, tateabilidade, tatilidade, materialidade, concretude. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Característica do que se pode entender: 2 compreensibilidade, clareza, perceptibilidade, acessibilidade, inteligibilidade.

Os bens de consumo não duráveis são os chamados de consumo imediato (ou de curta duração). Exs.: alimentos, roupas, calçados, etc..

De acordo com isso, Kotler identificou cinco tipos de produtos: produto principal, produto genérico, produto esperado, produto aumentado e produto potencial.