O que é taiga e tundra?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

A taiga apresenta árvores de grande porte, com troncos grossos, além de folhas aciculifoliadas. Já a tundra não possui árvores, sendo formada por espécies vegetais rasteiras, como musgos e líquens. Além disso, outras diferenças entre os biomas estão na sua localização geográfica e climática.

A Taiga ou floresta boreal é um bioma formado principalmente por plantas do tipo coníferas, por isso também é chamado de Floresta de Coníferas. Localiza-se no hemisfério norte do planeta, abrangendo a Ásia (Sibéria, Japão), América do Norte (Alasca, Canadá, sul da Groenlândia) e Europa (parte da Noruega, Suécia).

Podemos dizer que a localização da Tundra, mais precisamente, é na porção norte da América do Norte, da Europa e da Rússia. Essas áreas são conhecidas como as regiões com as temperaturas mais baixas possíveis para oferecer condições para a existência de vida.

A fauna da Taiga apresenta-se com várias espécies, com destaque para os ursos (principalmente os ursos-pardos), além de bisões, alces, lobos, raposas, lebres, esquilos, morcegos e alguns tipos de aves.

Conhecida como 'Pulmão do mundo', a Floresta Amazônica é a maior floresta do mundo, com aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados.

A taiga está situada na zona climática temperada do planeta. O seu clima é predominantemente frio, com variações como o subpolar.

A flora da taiga é composta por uma vegetação homogênea formada por árvores de grande porte, troncos grossos, raízes profundas e folhas aciculifoliadas. Na taiga, predominam espécies vegetais do grupo das gimnospermas, como coníferas (pinheiros, abetos e larícios), bétulas, faias pretas, musgos, entre outras.

Tundra é um bioma no qual a baixa temperatura e estações de crescimento curtas impedem o desenvolvimento de árvores. Existem três tipos de tundra: tundra ártica, tundra alpina e tundra antártica. Numa tundra, a vegetação é composta por arbustos, ciperáceas, gramíneas, musgos e líquens.

A maior floresta do mundo é a Taiga Siberiana, ou Floresta Boreal, situada num maciço florestal quase três vezes maior que a Amazônia, constituído de vinte milhões de quilômetros quadrados, abrangendo Alasca, Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e norte do Japão.

Está presente em quase metade do território brasileiro e em mais oito países da América Latina.

A palavra “Taiga”, em russo, significa floresta. Outro nome dado a este bioma é “floresta boreal”.

A Tundra é um bioma que se desenvolve sobre solos permanentemente congelados. A palavra “tundra” significa terra estéril, sem árvores, caracterizando exatamente o que ela é: um bioma simples em termos de composição de espécies vegetais e animais.

Esse tipo de tundra tem baixas temperaturas por causa da sua latitude. É possível encontrar esse bioma no sul do Ártico, em locais como o Canadá, Escandinávia, Alasca, Groenlândia e Sibéria.

Resposta: O nome tundra é de origem finlandesa “Tunturia”, que significa “planície sem árvores”. Através desse nome, é possível ter uma ideia sobre a vegetação desse bioma.

O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna.

Predominante no hemisfério norte, especialmente no Canadá, Groenlândia, Alasca (território dos Estados Unidos), Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria (na Rússia) e Japão, a floresta boreal é um bioma constituído pela taiga — também chamada de conífera.

1. Epping Forest, Inglaterra. É uma floresta densa e é enorme. Essas características fizeram de Epping Forest, em Essex, na Inglaterra, um dos esconderijos favoritos dos criminosos e um lugar favorito para esconder corpos.

Localizada na Austrália e com área de 965 mil quilômetros quadrados, a Floresta Daintree é considerada a floresta tropical mais antiga do mundo, com mais de 135 milhões de anos.

A Tundra é um bioma de clima Polar seco localizado no Hemisfério Norte, acima do Círculo Polar Ártico. Ocorre também em grandes elevações, como nos Alpes. Pode ser dividida, por isso, em ártica e alpina. As temperaturas médias ficam em torno de 0 ºC, com máximas que raramente ultrapassam os 10 ºC.

Continuar lendo Tem taiga no Brasil?