O que é Tabela de Bristol?

Perguntado por: umagalhaes . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A Escala de Bristol é um gráfico que divide as fezes em sete tipos diferentes, levando em consideração a textura e o tamanho do cocô. Os formatos recebem o número de 1 a 7, do mais difícil ao mais solto.

Essa escala foi criada em 1997 por Kenneth W. Heaton and S. J. Lewis na Universidade de Bristol. Ela tem como objetivo descrever o formato das fezes, dividindo em 7 tipos , que vão auxiliar na avaliação do funcionamento do trânsito intestinal e no diagnóstico de algumas doenças intestinais.

O cocô ideal
Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

É uma tabela predominantemente gráfica que serve para classificar a forma dos resíduos em sete grupos e apontar se o funcionamento do intestino pode ser considerado normal ou anormal. “A escala de Bristol permite que o paciente descreva com facilidade, através das imagens, como suas fezes se encontram naquele período.

A maioria das pessoas terá entre uma evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana”, acrescentou May. “Em qualquer lugar nesse intervalo, consideramos normal.” Quando se trata de movimentos intestinais como medida de saúde, a frequência não é o único fator importante.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Entretanto, se houve uma mudança no tipo de fezes e você percebe um cocô fino, fezes granuladas, fezes porosas, fibrosas picotadas, achatadas, presença de alimentos nas fezes ou pedaços de folhas, e esta alteração persiste, isso ser sinal que precisa de um tratamento.

Se notar alterações na forma e consistência, como sangue, parasitas e muco, e desconforto abdominal e/ou na região anal, a recomendação é procurar o coloproctologista. A alimentação também merece atenção especial, já que o funcionamento do intestino é diretamente influenciado pela dieta.

Isso significa que, dentro da rotina normal, não há problemas para evacuar, as fezes saem com facilidade. Esses formatos são indicativos de ótimo trânsito intestinal e, provavelmente, de boa alimentação. O tipo 5, por sua vez, pode indicar tendência à diarreia.

Exame macroscópico das fezes
Exame feito para observar as fezes a olho nu, a fim de analisar características como cor, consistência e textura do material. Essa análise permite verificar a quantidade de água ingerida e presença de alguma infecção.

Se o problema for persistente, é importante consultar um médico para realizar o tratamento adequado. Outro ponto de atenção e que pode ser preocupante em relação à cor das fezes é quando elas apresentam tonalidade preta ou partes pretas.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares. Estas podem sinalizar um problema com o fígado ou vesícula biliar, pelo que, se tiver fezes de cor clara persistentemente, deve consultar um médico.

Fezes verdes / esverdeadas
Isso costuma acontecer em situações de estresse, de infecção intestinal bacteriana (que causa diarreia) ou em crises do intestino irritável.

O funcionamento do intestino considerado normal varia de pessoa para pessoa, podendo o número de evacuações ser de três vezes ao dia até três vezes por semana. As pessoas com SII apresentam cólicas abdominais associadas ao número de evacuações (diarreia) ou à redução deste número (constipação).

Como amolecer fezes duras? Para amolecer as fezes e soltar o intestino, você pode utilizar alimentos ou medicamentos que ajudem o funcionamento do trato intestinal, além de beber bastante água e caminhar . Alimentos: feijão, grãos integrais, farelo de cereais, frutas frescas e vegetais.

Fezes esfarelando: o que pode ser? As fezes esfarelando são o tipo 5 da escala de Bristol. Por mais que não seja das mais preocupantes, não é um tipo considerado normal. Portanto, pode ser interessante avaliar e alterar alguns comportamentos para chegar ao tipo saudável.

Embora não exista um consenso médico, a literatura especializada tem alguns registros de pessoas que armazenaram quilos (sim, quilos!) de cocô dentro do corpo.

Algumas pessoas experimentam uma sensação de urgência ou movimentos intestinais após uma refeição devido a reflexos gastrocólicos – contrações do intestino provocadas pela presença de alimentos no estômago. Isso é completamente normal e não representa um risco para a saúde.

Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.