O que é suspensão profunda de um aplicativo?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

A funcionalidade “Suspensão Profunda” é um recurso disponível nos smartphones, útil para impedir que um aplicativo pouco utilizado encha o aparelho de notificações ou consuma a bateria do celular em excesso.

Para usar o app Play Store, é preciso ativar os dados em segundo plano no seu dispositivo. Isso significa que os apps poderão fazer o download de dados para referência futura ou que você poderá receber notificações mesmo quando o app não estiver sendo usado.

Forçar a parada de um aplicativo encerra total e imediatamente todas as atividades de primeiro e segundo plano do app. O recurso pode ser útil para melhor o funcionamento do programa, corrigir possíveis bugs e otimizar o desempenho de um celular lento e travando.

Passo 1. Abra as configurações do Android e acesse a opção “Bateria”. Passo 2. Em ”Bateria”, você verá quais aplicativos são executados, assim como o consumo da bateria.

App em segundo plano
Acontece que se você não utiliza aplicativos demasiadamente, como de jogos ou edições foto e vídeo, não é necessário estar trocando de aparelho para aumentar a duração da bateria.

Aplicativos desnecessários que você pode - e deve! - remover do seu Android

  • Aplicativos de limpeza. ...
  • Antivírus. ...
  • Apps para economizar bateria. ...
  • RAM Savers. ...
  • Navegadores padrão.

No Android, é possível filtrar apps e determinar que eles sejam bloqueados de rodar em segundo plano. Isso impede que determinado aplicativo execute tarefas, mesmo com o celular em repouso, sendo uma medida importante para economizar a bateria do celular.

Você pode excluir todos os arquivos problemáticos ou bugs do aplicativo:

  1. 1 Abra Configurações e selecione Aplicativos;
  2. 2 Selecione ou pesquise o app que deseja limpar;
  3. 3 Toque em Armazenamento. No exemplo, observe o app Gmail;
  4. 4 Toque no botão Limpar cache no canto inferior da tela.

O Google Play Services não pode ser desinstalado como qualquer outro app. No entanto, é possível desativá-lo. No seu smartphone, abra o aplicativo de configurações e vá até Aplicativos > Google Play Services. Toque no botão “Desativar“, ao lado de “Forçar Parada”.

Veja a página “Minha atividade” no Google

  1. Abra o app do Google, toque na foto de perfil e selecione “Gerenciar sua conta do Google”;
  2. Acesse a aba “Dados e privacidade”. Em seguida, toque em “Minha atividade”;
  3. Confira os resultados de atividade recente.

No canto superior direito da tela principal, toque no ícone Apps. Na tela Apps, toque no ícone Configurações. Na tela Configurações, toque para selecionar Contas e sincronismo. Na tela Contas e sincronismo, toque para selecionar Dados de segundo plano para ativar ou desativar o recurso.

No Android, acesse as configurações e toque sobre a aba "Apps e notificações". Em seguida, em "Ver todos os apps" e selecione o ícone do WhatsApp. Na sequência, toque sobre a aba "Dados móveis e Wi-Fi" e desative a chave ao lado de "Dados em segundo plano".

Como desativar aplicativos em segundo plano no Windows | PC

  1. Acesse "Configurações";
  2. Clique em "Aplicativos" ;
  3. Selecione a categoria "Inicialização";
  4. Então, é só desativar os aplicativos exibidos;
  5. Feito isso, basta reiniciar seu computador.

Alguns exemplos incluem lanterna, atenuador de tela, gravador, leitor de códigos QR e rádio. Por isso, é sugerido excluir esses aplicativos separados para economizar espaço e melhorar o desempenho do celular. Outra categoria de aplicativos que podem ser excluídos são os pré-instalados de fábrica.

Aplicativos integrados a outros
Por exemplo, lanterna, escurecedor de tela, gravador, leitor de QR Code e rádio. Muitos desses recursos estão disponíveis em aplicativos nativos do seu telefone e, portanto, ocupam espaço desnecessário na memória.

5 aplicativos que você pode remover sem medo e liberar espaço no Android

  1. Boomerang. O Boomerang é um aplicativo que complementa o Instagram e que chegou ao Android há três anos. ...
  2. IGTV. ...
  3. Google Plus (ou Google+) ...
  4. Google Home. ...
  5. Google Street View.

Para manter um app sempre funcionando e em segundo plano basta fazer o seguinte: - Toque no ícone do aplicativo desejado em aplicativos recentes e toque em "Manter aberto para início rápido".

Memória insuficiente
O armazenamento é um dos primeiros tópicos a serem observados quando o assunto é celular travando e lento. Isso porque a quantidade de espaço para dados é determinante no dia a dia e, quanto mais próximo de ter a memória lotada, mais dificultosas ficam as operações do celular.

Carregadores mais baratos que são falsificados são a grande causa de superaquecimento e explosões de aparelhos enquanto estão carregando. Fazendo isso, o risco de um problema com o smartphone é muito baixo, porém é também aconselhável não dormir com o celular carregando em cima da cama.

Falta de memória RAM deixa celular lento e travando
Isso está diretamente ligado à memória RAM do celular, então, se você tem um aparelho com pouca RAM, ele tende a apresentar travamentos com certo número de apps e aplicações abertas.

Limpar o cache do WhatsApp significa excluir alguns arquivos temporários que o aplicativo armazenou no celular. Esses arquivos não são essenciais para o funcionamento do aplicativo e podem ser apagados em segurança.