O que é surto de tensão na porta USB?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Se você expandir, a mensagem informa que há Sobrecarga de energia na porta USB: um dispositivo USB apresentou defeito e ultrapassou os limites de energia de sua porta de hub. Você deve desconectar o dispositivo.

Energizado. Esse tipo de porta geralmente fornece energia mesmo quando o computador está desligado. Elas fornecem 2,5 watts que podem carregar dispositivos pequenos, como smartphones e PDAs.

No Gerenciador de Dispositivos, clique em Exibir e clique em Dispositivos por conexão. Na tela de Dispositivos por conexão, você pode ver facilmente o dispositivo de armazenamento em massa USB sob a categoria de Intel® USB 3.0 eXtensible Host Controller.

Por meio de uma única porta USB, é possível conectar até 127 dispositivos utilizando um concentrador.

Forma 1 - Atualizar o Driver via Gerenciador de Dispositivos

  1. Navegue até o Gerenciador de Dispositivos.
  2. Expanda as categorias para localizar o USB 3.0. Ele pode ser encontrado em Outros dispositivos ou em "Controladores de barramento serial universal"
  3. Clique com o botão direito e selecione Atualizar software de driver.

O problema é quando a carga parece que nunca vai chegar aos 100% ou descarrega rápido demais. Esses sinais podem ser consequências do uso de carregadores de má qualidade ou com defeitos que atrapalham um carregamento eficaz.

O problema é que em muitas vezes as superfícies metálicas dentro da porta USB e o carregador micro USB estão como mal contato, podendo ser um defeito de fabricação ou por causa da contínua obstrução e desligamento do cabo de carregamento.

Clique com o botão direito do mouse no USB 3.0 (ou qualquer outro dispositivo mencionado em seu PC) e, em seguida, clique em Habilitar dispositivo para habilitar as portas e unidades USB em seu sistema, conforme ilustrado na figura abaixo.

Samsung, Google, Sony, OnePlus: Vá para Configurações> Toque em Sobre o telefone> Toque no número da compilação 7 vezes para ativar as opções do desenvolvedor. Em seguida, vá para Sistema > Opções do desenvolvedor > Ativar depuração USB e toque em OK na caixa de diálogo pop-up Permitir depuração USB.

De acordo com o Índice de Inteligência de Ameaças IBM X-Force de 2019, o setor de transportes é o segundo mais visado por criminosos. As entradas USB de aeroportos e rodoviárias podem instalar malwares nos telefones ou fazer downloads de dados sem o conhecimento do usuário.

Neste caso, é recomendável usar um hub USB com sua própria fonte de energia dedicada. Conecte o hub USB energizado à porta USB do sistema e, então, conecte o dispositivo ao hub USB energizado.

Como você deve imaginar, a entrada USB 3.0 é a mais rápida de todas, enquanto a 1.1 é a mais lenta. A porta USB 2.0 é a intermediária e, por enquanto, a mais usada nos computadores.

Os dispositivos USB conectados recebem alimentação pelo cabo. Para cada segmento USB é fornecido no máximo 5V de tensão e 500mA. A energia fornecida é gerenciada pelo software de controle do dispositivo. Quando um hub é usado essa corrente de 500mA é dividida por todos os dispositivos conectados a eles.

A conexão micro USB é a mais comum entre os smartphones e está presentes em aparelhos equipados com Android, BlackBerry e Windows Phone, além de celulares mais simples.

O USB (Universal Serial Bus, barramento serial universal) é um barramento que dá suporte à instalação Plug and Play. Usando o USB pode-se conectar e desconectar dispositivos sem desligar ou reiniciar o computador. É possível usar uma única porta USB para conectar vários dispositivos periféricos.

Portas USB 1.0 e 1.1 (praticamente já não mais fabricadas) normalmente recebem a cor branca. Conectores USB 2.0 costumam ser pretos, embora alguns fabricantes também utilizem branco. Portas USB 3.0 e 3.1, por sua vez, têm cor azul.

Basta conectar sua unidade USB ao sistema e clicar no botão Iniciar teste na tela da interface. Depois de realizar o teste, ele mostrará a velocidade de leitura do arquivo.