O que é supra-ilíaca?

Perguntado por: icavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 20 votos

Definição: Medida da espessu- ra de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adja- cente.

O protocolo mais completo possui as seguintes dobras: tríceps, bíceps, peitoral, subescapular, axilar media, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha. Por volta de 1930 um compasso de espessura foi usado para se medir gordura subcutânea em alguns locais do corpo humano, com relativa precisão (Katch & McArdle, 1996).

As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, axilar média, supra ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.

As principais dobras cutâneas mensuradas são: tríceps, bíceps, subescapular, peitoral, axilar média, supra-ilíaca, abdominal, coxa e panturrilha.

As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

O percentual para a saúde, em adultos jovens está entre 8-22% homens, e entre 20-35%, nas mulheres jovens. A gordura no, padrões de condicionamento físico para indivíduos ativos, em adultos jovens está entre 5-15%, nos homens e 16-28% nas mulheres.

O tratamento para tendinite do tendão supraespinhal costuma ser conservador, com fisioterapia e uso de medicamentos para alívio da dor, mas a cirurgia pode ser indicada em alguns casos, sobretudo se os sintomas permaneceram depois de seis meses a um ano do início do tratamento convencional.

O supraespinhal é um músculo profundo do ombro que se insere nos 3/4 internos da fossa supra-espinhosa e compõe os músculos do manguito rotador. Origina-se na fossa supraespinal escapular. Insere-se na face superior do tubérculo maior e tem a função de auxiliar o deltóide na abdução dos braços e como estabilizador.

As rupturas do tendão supraespinhal podem ser traumáticas, após acidentes no esporte, automobilísticos ou após queda de altura. Entretanto, as rupturas comumente são de origem degenerativa. Estas rupturas ocorrem por um enfraquecimento e diminuição das fibras de colágeno dos tendões.

A leitura medida deve ser tomada dentro de 2 a 3 segundos após liberarmos a pressão do adipômetro na dobra cutânea. Você não deve soltar a dobra cutânea da mão esquerda até que a leitura seja finalizada. Antes de pressionar novamente o adipômetro, anote o valor.

Dobra Cutânea Tricipital: É medida na face posterior do braço, paralelamente ao eixo longitudinal, no ponto que compreende a metade da distância entre a borda súpero-lateral do acrômio e o olécrano.

A somatória do valor de certas dobras cutâneas também permite avaliar o progresso dos pacientes em relação a composição corporal, como o resultado de intervenções dietéticas e/ou esportivas, ou comparar os dados com o restante da população. Essas dobras são medidas com um adipômetro em locais específicos do corpo.

OrigemCorpo anterior do púbis, ramo púbico inferior, ramo do ísquio
InserçãoSuperfície medial da tíbia proximal (através da pata de ganso)
InervaçãoNervo obturatório (L2-L3)
FunçãoArticulação do quadril: flexão e adução da coxa Articulação do joelho: flexão e rotação interna da perna

O protocolo de Jackson e Pollock (1985) faz o cálculo do %G corporal utilizando o somatório de quatro dobras (tricipital, abdominal, suprailíaca e coxa) Jackson e Pollock (1978) é uma fórmula generalizada para o cálculo da densidade corporal (DC) de homens de 18 a 61 anos, utilizando o somatório de sete dobras ( ...

Medir Dobras Cutâneas (DC) é medir a espessura (grossura) de sua camada de gordura corporal mais pele fazendo efetivamente uma dobra em um ponto específico do seu corpo.

A dobra cutânea tricipital corresponde à região onde se localiza o tríceps, na face posterior do braço. Já a dobra cutânea subescapular encontra-se dois centímetros abaixo do ângulo inferior da escápula (omoplata).

Feitas com uma fita métrica, essas medidas analisam a presença e a distribuição de gordura corporal. São mensuradas na cintura e abdômen, pescoço, tórax, quadril, braços, antebraços, punhos, coxa e panturrilha. É importante realizar ao menos duas aferições e marcar sempre o local com um lápis demográfico.