O que é superdotação Renzulli?

Perguntado por: ocavalcante . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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Renzulli (1986) define a superdotação como "os comportamentos que refletem uma interação entre os três grupamentos básicos dos traços humanos sendo esses: a) habilidades gerais e/ou específicas acima da média; b) elevados níveis de comprometimento com a tarefa; e c) elevados níveis de criatividade.

De modo geral, a superdotação se caracteriza pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas de atividade do educando e/ou a ser evidenciada no desenvolvimento da criança.

Já segundo o psicólogo americano Joseph Renzulli, a superdotação pode ser dividida em dois tipos: a acadêmica, considerada a mais fácil de ser identificada por testes de QI, e a produtivo-criativa, caracterizada por uma maior qualidade na produção científica e criativa.

As altas habilidades/superdotação são um comportamento biopsicosocial de causas genéticas e ambientais, que reflete uma interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos - sendo esses grupamentos habilidades gerais e/ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados ...

Faz parte do processo de diagnóstico uma avaliação neuropsicológica por meio de testes que identificam o nível de inteligência da criança em relação a outras do mesmo sexo, idade e outros critérios. “Quanto maior for o desempenho comparado ao seu grupo, mais inteligente ela é considerada.

A aplicação de testes de QI é então fundamental para o diagnóstico de pessoas com Altas habilidades/ superdotação. Ela é idealmente realizada a partir dos 6 anos de idade e o diagnóstico é fechado por médico Neurologista.

Um profissional indicado nesses casos é o neuropsicólogo. Ele irá aplicar testes e terá capacidade de analisá-los com maior precisão. Boa sorte! Procure um psicólogo para realizar uma bateria de testes psicométricos específicos para avaliar o QI.

Mas claro que essa condição, pode sim, vir acompanhada do transtorno, por esta razão, é bom realizar um diagnóstico diferencial cuidadoso. Podem existir pessoas com TDAH e que sejam também superdotadas... para ter estas informações, é importante uma avaliação Neuropsicológica completa.

O que podemos dizer, de forma resumida, é a seguinte classificação: inteligência superior ou altas habilidades: quem apresenta um QI entre 121 e 130; inteligência muito superior (superdotação): quem apresenta QI acima de 130.

As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) caracteriza-se pela elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades, evidenciada no alto desempenho nas diversas áreas das atividades humanas incluindo as acadêmicas, demonstradas desde a infância.

Como trabalhar com alunos superdotados?

  1. Conheça o potencial de seus alunos. ...
  2. Dê mais difícil em primeiro lugar. ...
  3. Diferencie, mas não acrescente. ...
  4. Use e abuse da variedade. ...
  5. Mude a abordagem. ...
  6. Ofereça oportunidade para pensamentos de alto nível. ...
  7. Estipule atividades em pares. ...
  8. Conheça os pais de seus alunos superdotados.

No TDAH, os sintomas persistem e estão presentes na maioria dos ambientes que a criança frequenta. Os superdotados apresentam foco e entusiasmo nos assuntos de seu interesse e curiosidade e eles podem, durante as aulas, necessitar de conhecimentos fora do que está sendo debatido pelos seus colegas.

Por serem público-alvo da Educação Especial, os estudantes com altas habilidades/superdotação têm direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) gratuito preferencialmente na rede regular de ensino.

No capítulo em que avaliam a educação especial, os pesquisadores afirmam, taxativamente, que “entre os alunos com deficiência também estão incluídos os que possuem altas habilidades/superdotação, ou seja, grande facilidade de aprendizagem, o que os leva a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes”.

Preço: R$ 326,00. A TIAH/S é um instrumento de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S), cujo resultado pode ser utilizado como base para a indicação do(a) aluno(a) para uma avaliação psicológica mais ampla e criteriosa.

De acordo com a Associação Paulista para Altas Habilidades/Superdotação (APAHSD), esses alunos apresentam algumas características em comum: aprendem fácil e rapidamente; pensam de forma incomum para resolução de problemas; são persistentes e persuasivos; estão sempre curiosos em busca dos porquês das coisas.