O que é sulcos fissuras?

Perguntado por: ualvim2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Sulcos, cisternas e fissuras são os espaços cheios de líquido que circundam o cérebro. Anatômicos quer dizer que estão normais, então pode ficar tranquilo.

A fissura longitudinal (ou fissura cerebral, grande fissura longitudinal, fissura longitudinal mediana, fissura inter-hemisférica) é o sulco profundo que separa os dois hemisférios cerebrais no cérebro dos vertebrados. Dentro dela está uma continuação da dura-máter (uma das meninges) chamada falx cerebri.

Os sulcos, as fissuras e as cisternas subaracnóideas são vias naturais de circulação do líquido cefalorraquidiano que podem ser utilizadas pelo cirurgião para alcançar regiões mais profundas do cérebro e da base do crânio.

Os sulcos ajudam a delimitar os lobos cerebrais, que recebem o nome de acordo com a sua localização em relação aos ossos do crânio: frontal, temporal, parietal e occipital.

Principais tipos de fissuras na parede

  • Fissura na vertical.
  • Fissura na horizontal.
  • Fissura na diagonal.
  • Fissura de elementos estruturais.

Caro(a) internauta, a proeminência dos sulcos entre os giros, significa que o espaço entre as dobras do cérebro está maior. Isso normalmente acontece por encolhimento do cérebro. O cérebro encolher um pouco com o passar dos anos é normal.

As protuberâncias formadas dessa forma recebem o nome de giros ou circunvoluções. Os sulcos são importantes porque garantem um aumento do volume cerebral, e os sulcos muito profundos são chamados de fissuras. Entre essas fissuras, podemos citar a longitudinal, que garante a divisão do cérebro em dois hemisférios.

Estes são denominados sulcos e giros, respectivamente. Seu papel é aumentar a área de superfície e, consequentemente, o número de neurônios dentro do cérebro, permitindo maior processamento e habilidades cognitivas dentro dos hemisférios cerebrais.

O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos: Frontal. Parietal.

A microangiopatia é uma condição que causa pequenas cicatrizes no cérebro (gliose) e pode se tornar preocupante a depender dos fatores de risco, idade e estilo de vida de cada paciente. Os principais fatores de risco são o sedentarismo, alcoolismo, alteração do colesterol, e também o envelhecimento do cérebro.

Esse é um achado de exame inespecífico que poderá ou não ter significado patológico; de modo fácil e simples para entender, isso significa que há uma atrofia / diminuição do cérebro. Em pessoas mais idosas, podemos encontrar essas alterações e que não significa necessariamente uma patologia.

Espaço fechado que serve de reservatório, especialmente para a linfa, líquido cerebroespinal ou quilo. Parte do espaço subaracnoideu da face inferior do encéfalo que se continua com a cisterna da ponte.

Cisternas cerebrais, por definição, são expansões localizadas no espaço subaracnóideo, onde o líquido cefalorraquidiano circula. As principais cisternas são: Cisterna magna (cisterna cerebelo medular) Cisterna pontina.

O que diz a legislação é que o pneu deve ter um sulco de no mínimo 1,6 milímetro. Esse mínimo é o que indica o TWI, o Tread Wear Indicator, um tijolinho de borracha que fica lá no fundo do sulco.

Profundidade da banda de rodagem e o TWI
Ele consiste em uma pequena elevação de borracha localizada dentro dos sulcos. Sua finalidade é marcar o máximo de 1,6 mm de profundidade determinado por lei, como limite antes de o pneu ficar “careca”. Ao atingir essa medida, o pneu deverá ser trocado.

Cérebro: o órgão central do estresse e da adaptação ao longo da vida.

As aberturas com ângulo de 45° são as mais preocupantes, pois podem ser decorrentes de recalque [afundamento parcial] da fundação. Elas podem aparecer nas paredes, vigas, lajes ou pilares e, quando forem grandes, significar que o recalque já afetou a estrutura do imóvel”, alerta o coordenador.