O que é sufrágio por alma do falecido?

Perguntado por: msantana . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Para melhor compreensão, sufrágio por alma são as missas ou os eventos ecumênicos em geral. Ao todo narrado, resta claro o herdeiro que teve custos seja na vida ou na morte do Autor da herança, será ressarcido daquilo que desprendeu do patrimônio, com a devida razoabilidade.

Quem é o espólio do falecido? O espólio do falecido é o conjunto de bens, direitos e obrigações deixados por ele e seus destinatários são os herdeiros ou beneficiários legais. Até que o inventário seja concluído, uma pessoa deve ser o representante legal de tudo o que pertencer ao falecido.

Espólio é o nome dado ao conjunto de bens deixados por uma pessoa falecida. Trata-se da reunião de todos os bens que os herdeiros legais partilharão por meio do inventário, devidamente dividindo-os entre si.

Há o sufrágio direto quando os eleitores votam diretamente em seus representantes sem intermediários e o sufrágio indireto quando a votação cabe ao intermediário ou delegados que irão escolher o representante pelo povo. São pouco utilizados nos Estados Democrático.

Este ser direto significa que todos os interessados em sua designação votam e o resultado é proclamado dando-se o mesmo peso a cada eleitor, ou seja, sem mediação entre o sufrágio e o resultado. O voto indireto se dá quando ocorrem tais mediações ou intermediações.

Em sentido cristão e espiritual, dá-se este nome à protecção que se espera da Virgem Maria ou dos Santos.

[ Religião católica ] Oração por um óbito (ex.: missa de acção de graças e sufrágio pelos mortos da Força Aérea).

2 votação, voto. Parecer favorável: 3 aprovação, aplauso, anuência, adesão, apoio, concordância.

Os seguros de vida ou de acidentes, como o DPVAT, embora não sejam investimentos, são bens que não também entram em inventário por não serem considerados herança.

De forma geral, na ausência do inventário, todos os herdeiros não podem vender, doar, alugar, transferir ou formalizar qualquer tipo negócio que envolva os bens da pessoa falecida. E, caso um dos herdeiros venha a falecer, seus filhos não poderão partilhar e herdar esses bens que, por sucessão, seriam de seus direitos.

1.797 do CC/2002. No mais, quem representa o espólio quando não há inventariante é o administrador provisório.

Afinal, quem é o responsável por pagar o inventário? A responsabilidade pelo pagamento de todas as despesas, taxas, emolumentos, custas e honorários advocatícios relativos ao inventário é exclusiva dos herdeiros.

Quando se encerra o espólio? O espólio existirá, portanto, a partir do momento em que uma pessoa falecer e deixar bens aos seus herdeiros. O fim do espólio coincide com o encerramento do inventário : concluído este procedimento os bens passam a formalmente integrar o patrimônio dos herdeiros.

O espólio é distribuído por ordem de sucessão similar à herança, sendo que a ordem de prioridade na divisão é a seguinte: Filhos, netos, bisnetos ou outros familiares descendentes; Pais, avós, bisavós e outros parentes ascendentes; Cônjuges, como marido, esposa e companheiros, mesmo que sem união estável.

No Brasil os sufrágios são dirigidos na origem, pois são as executivas dos partidos políticos quem escolhem os filiados que serão introduzidos nas urnas eletrônicas, para que eleitores outorguem mandatos em sufrágios majoritários.

O movimento sufragista foi um amplo movimento ocorrido em vários países democráticos do mundo, entre o fim do século XIX e o início do século XX, para organizar a luta das mulheres pelo direito ao sufrágio (voto).

As "suffragettes" (em português, sufragistas), primeiras ativistas do feminismo no século XIX, eram assim conhecidas justamente por terem iniciado um movimento no Reino Unido a favor da concessão, às mulheres, do direito ao voto.

O movimento sufragista reivindicou os direitos políticos para as mulheres, mais especificamente, o direito de votar e de ser votada. Surgiu na Inglaterra, no século XIX, e alcançou o mundo no século XX, período em que a reivindicação foi atendida pela maioria dos países.

O primeiro movimento pela emancipação feminina de que se tem notícia no Brasil ocorreu em 1832 (um século antes da instituição do sufrágio feminino), quando a educadora potiguar Nísia Floresta escreveu o livro: “Direito das mulheres e injustiça dos homens”.

Há é a história da teoria do autogoverno popular. O sufrágio universal não representa idéia revolucionária, esta consiste na participação popular no processo político. O sufrágio universal não foi criado lentamente pelo espírito do homem. Nasceu do pragmatismo revolucionário, como con- seqüência da revolução.

Desde os primeiros tempos da era cristã, a Igreja recomenda rezar pelas almas dos fiéis defuntos. A Santa Igreja nos ensina também que todos os católicos podem tirar uma alma do purgatório ao aplicar indulgências a estas benditas almas.