O que é sufixo dade?

Perguntado por: aarruda4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Segundo os gramáticos, o sufixo -dade tem como origem o sufixo latino -tati e forma substantivos abstratos que designam "qualidade, modo de ser, estado, proprie- dade", afixando-se a adjetivos (derivados ou não).

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

Sufixos

Sufixos NominaisSufixosExemplos
Sufixos Aumentativos-ão -aço -alhão -aréu -arra -(z)arrão -eirão -uçaparedão ricaço grandalhão povaréu bocarra homenzarrão boqueirão dentuça
Sufixos Diminutivos-inho -zinho -acho -icho (a) -eco -ela -ote -iscoPedrinho avozinho riacho barbicha soneca viela velhote chuvisco

The suffix "Y" - O sufixo "Y"
Perceba que o suffix "Y" foi adicionado ao substantivo rain, para formar o adjetivo rainy, atribuindo uma característica para days. Portanto, Monica ama os dias que são caracterizados como chuvosos. I think that Gabriel is lucky to have his own car. He can go anywhere.

  • circuncidado. designado. enclausurado. estimado. consumado. consagrado. famigerado. ...
  • afortunado. refutado. inspirado. engraçado. rechaçado. derivado. ...
  • sancionado. compilado. prado. defasado. agraciado. prorrogado. ...
  • embaçado. transladado. dado. exaltado. denominado. executado. ...
  • estigmatizado. exonerado. arrolado. assexuado. ilimitado. ressabiado.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

A essa unidade mínima significativa que integra a palavra é dado o nome de sufixo. Dessa forma, pode-se dizer que o sufixo é o elemento que se agrega após o radical para modificar-lhe o significado. Ele pode ser classificado como nominal, verbal e adverbial.

Origem etimológica:amarelo + -ar.

Os sufixos são elementos acrescentados ao final de cada palavra. Em países escandinavos, eslavos e nórdicos, o patronímico, nome que possui origem no nome do pai, é utilizado para a criação de sobrenomes ou até nomes.

Derivação sufixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um sufixo a uma palavra primitiva. Esse sufixo pode ser nominal (“ajudante”), verbal (“saborear”) ou adverbial (“atualmente”).

Derivação parassintética é um tipo específico de derivação, sendo caracterizada pelo acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a uma palavra primitiva. Por exemplo, o vocábulo “envelhecer” é formado pelo prefixo “en-”, mais a palavra primitiva “velho” e o sufixo “-ecer”.

Devemos saber que existem quatro tipos de sufixos: adjetivos, verbais, substantivos e adverbiais, e cada um deles dão um sentido específico aos novos vocábulos. E, dessa forma, eles podem ser classificados em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.

Seja iniciada com a letra V, seja com a letra W, aparentemente, a raiz vai até ao sufixo “wal” que se presume que seja comum a todas as línguas Indo-Europeias. O significado de “wal” é semelhante ao de 'valore', e comum ao das várias línguas actuais.

Adjetivos terminados no -ed
É usado para descrever emoções, ou seja, indica que o sujeito da frase está sentindo algo.

Por exemplo, o “ness” transforma um adjetivo em substantivo abstrato, que indica o estado em que a palavra se encontra. Por exemplo, considerando que “sad” significa triste, adicionando o sufixo “ness” (em estado de) resulta em “sadness= tristeza”.

-ship: são sufixos utilizados para a criação de substantivos abstratos. Exemplo: They have a good relationship with their parents. (Eles têm um bom relacionamento com seus pais.) -less: sufixo que indica a ausência de alguma coisa.