O que é Sufixal é Prefixal?

Perguntado por: mferreiras . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.

Derivação prefixal é um tipo de derivação caracterizado pelo acréscimo de um prefixo a uma palavra primitiva. Isso pode ser verificado ao analisarmos o vocábulo “desleal”. Essa palavra é formada pelo prefixo “des-” mais o termo “leal”.

Na palavradentista”, o morfema ista acrescenta ao significado (dente) a ideia do profissional que trabalha com isso; já em “dentar”, o morfema ar acrescenta a ideia de ação (cravar os dentes).

Um sufixo é um elemento formador de palavras que se coloca depois do radical de uma palavra primitiva, alterando o seu sentido e classe gramatical. Através do uso de sufixos são formados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios. Assim, classificam-se em sufixos nominais, sufixos verbais e sufixos adverbiais.

Prefixo e Sufixo são morfemas que se juntam às palavras a fim de formar novas palavras. Ambos são, na verdade, afixos. O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

Derivação sufixal (sufixação) - as palavras são formadas pelo acréscimo de sufixos (elemento que vem depois do radical, por exemplo: -ada, -agem, -ar, - mente, - ista). Exemplos de derivação sufixal: martelada (martel + ada) folhagem ( folh + agem)

Tipos de Derivação

Palavra InicialPrefixoRadical
lealdesleal
felizinfeliz

A derivação pode ser prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria.

Prefixos são morfemas que se posicionam antes do radical, para formar novas palavras. Estes elementos são originários ou do grego ou do latim, e quando se ligam aos radicais, transformam o sentido da palavra. As palavras que se formam pelo acréscimo de afixos (prefixos e sufixos) a um radical são denominadas derivadas.

Como é possível observar, as palavras sofrem uma modificação em seu significado quando possuem o acréscimo dos elementos mórficos CON-, DES- e IN-. Esse elemento mórfico que antecede o radical das palavras, conferindo-lhes um novo significado e originando novas palavras, é conhecido como prefixo.

Na medicina, o sufixo “ite” é utilizado para indicar inflamação. A bronquite, então, é uma inflamação dos brônquios causada por agentes infecciosos como vírus e bactérias (bronquite aguda) ou pelo fumo (bronquite crônica).

O termo padaria vem «de pada + -aria», e pada, por sua vez, vem «do latim panata-, de pane-, "pão"». Vulgarmente, padaria é «casa onde se fabrica ou vende pão», mas, no Brasil, também significa, em linguagem popular, «rabo» (in Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora).

Sufixo. Sufixo é o afixo que se liga ao final da palavra, por exemplo: Pedreira. “eira” é um sufixo ligado à palavra pedra.

EtimologiaEditar
(Morfologia) táxi + -ista.

Neste caso, temos a palavra rico mais o sufixo –eza. O sufixo – eza é um sufixo nominal que se junta a um adjetivo para dar origem a um novo substantivo. Sugere a qualidade ou o estado de algo. Existem outras palavras formadas a partir deste mesmo sufixo: beleza, pobreza, ligeireza,…

De facto, algumas famílias possuem membros com o mesmo prenome e sobrenome, sendo que, para diferenciá-los, são acrescidos a eles (por sufixação) um agnome, como Júnior (Jr.), Filho (F°.), Segundo, Neto, Sobrinho (Sob°.).

Derivação Prefixal (Prefixação): inclusão de prefixo à palavra primitiva, por exemplo: infeliz, antebraço, enraizar, refazer, etc. Derivação Sufixal (Sufixação): inclusão de sufixo à palavra primitiva, por exemplo: felicidade, beleza, estudante, etc.

- Prefixal (ou por prefixação) - ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical. - Sufixal (ou por sufixação) - ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical. - Parassintética (ou por parassíntese) - ocorre quando há acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a um radical.

No caso da palavra "carinho", alguns exemplos de palavras derivadas por prefixação poderiam ser: Descarinho: formada pelo prefixo "des-", que expressa negação ou inversão de sentido, e pela raiz "carinho". Significa falta de afeto, desprezo, desconsideração.

Ventania, ventilar, ventilador.

Escola: escolar, escolinha, escolado. Fogo: fogueira, fogaréu, fogareiro. Tinta: tintura, tinteiro, tinturaria.

Continuar lendo