O que é sucção fraca?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Quando, por alguma razão, o bebê não estiver sugando ou a sucção é ineficaz, e a mãe deseja amamentá-lo, ela deve ser orientada a estimular a sua mama regularmente (no mínimo cinco vezes ao dia) por meio de ordenha manual ou por bomba de sucção. Isso garantirá a produção de leite.

Para a avaliação, o recém-nascido foi posicionado em decúbito lateral, no berço, e a sucção foi verificada com o dedo mínimo enluvado. Após essa avaliação, o recém-nascido foi colocado para mamar diretamente no seio materno.

Se o seu bebê está dorminhoco e preguiçoso para comer nos primeiros dias, saiba que, nesta fase, isso é totalmente normal. Espere até 4 a 4,5 horas de intervalo entre as mamadas durante o dia. Se, passado esse tempo, o bebê ainda não acordou você deve considerar acordá-lo para mamar.

Sempre que amamentar o bebê, verifique se:

  1. o queixo está encostando na mama e se ele consegue respirar pelo nariz.
  2. a boca está bem aberta e ele abocanha a aréola (não só o mamilo)
  3. a pega da mama não dói.
  4. ele começa com sugadas curtas e depois suga de forma mais lenta e profunda. 2,3

O contato do bico do seio na língua do bebê ativará o reflexo de sucção, desencadeando um processo de movimentos rítmicos da língua, músculos da face, palato (céu da boca) e faringe (garganta), resultando na sucção. A sucção é essencial pois é um preparo para a criança se alimentar e sobreviver.

A sucção, utilizada pela criança para obter o alimento, promove a liberação de um hormônio chamado endorfina. Esse hormônio produz um efeito de modulação da dor, do humor e da ansiedade, provocando sensação de prazer e bem-estar ao bebê. A amamentação é suficiente para satisfazer o desejo básico de sucção do bebê.

Sucção madura
O reflexo de sucção dos bebês pode ser definido como maduro se, durante a amamentação, ele realiza de 10 a 30 sucções sem parar. Isso significa que o bebê está coordenando a sucção, a deglutição e a respiração sem problemas. Ele realiza todos os três sem esforço durante a sua alimentação.

A sucção não-nutritiva pode ser observada nos prematuros por volta da 27ª a 28ª semana de gestação(2) e é descrita como um padrão organizado e repetitivo de sugadas curtas e estáveis, com pausas longas ou irregulares(3). Nessa sucção, o bebê faz os movimentos, sem ter a introdução de líquido na cavidade oral(4).

Quando o bebê começa a mamar, reparem que ele suga bem rápido, pois o leite não sai imediatamente do peito; leva alguns minutos. Nesse momento o bebê faz sucção não nutritiva (por prazer). Logo o leite desce, então ele faz a sucção nutritiva.

Entretanto, esse hábito, que é um mecanismo reflexo necessário para o bebê, só é considerado fisiológico até 2 ou 3 anos de idade. Quando o hábito persiste até a fase em que a criança já está com dentição mista, passa a ser considerado prejudicial e nocivo à saúde.

Falsa sucção: o movimento de sugar dá prazer e acalma o neném. Então, ele pode ser posicionado próximo ao peito ou mesmo com a boca no dedo da mãe ou do pai. Só cuidado com a chupeta, que falaremos adiante.

NECESSIDADE DE SUCÇÃO
É o ato de pôr em prática uma relação de amor entre os dois seres vivos. Tal vínculo é muito poderoso no início. A sensação de fome e a necessidade de sucção surgem ao mesmo tempo e fazem parte do processo de desenvolvimento e alimentação do bebê.

– quando o bebê reduzir a sucção, adormecer, sugar de forma rápida e fraca (sucção não nutritiva) ou fazer pausas mais longas, realizar a compressão (pressionamento da mama contra o tórax e depois contra as paredes da aréola). Com o movimento, o fluxo de leite será liberado ao bebê e ele pode voltar a sugar.

Para identificar se o bebê mamou o suficiente, a mãe deve verificar se o peito que o bebê mamou está mais vazio, ficando ligeiramente mais mole do que antes. Outra opção para confirmar se o peito esvaziou é pressionar perto do mamilo para verificar se ainda sai leite.

Isso pode ocorrer porque o bebê não está bem posicionado, não abre a boca suficientemente ou está sendo exposto à mamadeira e/ou chupeta. Além disso, o bebê pode não abocanhar adequadamente a mama porque elas estão muito tensas, ingurgitadas, ou os mamilos são invertidos ou muito planos.

Introduz-se o dedo na boca do RN, pressionando o palato com a polpa do dedo para estimular o reflexo da sucção (SANCHES, 2010). enluvado na boca do recém-nascido concomitante à passagem do leite pela sonda (Figura 1).