O que é substantivo derivado de jornal?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

No caso de jornal, existem alguns substantivos derivados como jornaleiro, jornalista, jornaleco, etc. Sendo assim, os substantivos derivados de jornal podem ser: jornaleiro, jornalista, jornaleco, etc.

Se tratando de “livro”, tal palavra já é primitiva, podendo, então, a partir dela, originar alguns substantivos derivados, como: livraria, livreiro, livrinho e livreto.

Significado de Derivado
adjetivo Que provém de outro; cuja origem se dá pela transformação material: combustível derivado do petróleo. Resultado de uma ação anterior: cansaço derivado do excesso de trabalho.

hemeroteca

Você sabia que hemeroteca é o substantivo coletivo de jornais e revistas?

Resposta. facadas, facões, faquinha, facada, facão.

Ribeira – pequeno curso de água como o ribeiro. Ria – que corre no sentido contrário ao do rio, ou seja, do mar para a terra. Riachão – riacho um pouco maior. Regato – pequeno ribeiro.

No caso de sapato, podemos citar sapateira, sapatada, sapateiro.

Substantivo derivado é aquele que tem origem em outro substantivo.

  1. prefixal (o radical recebe um prefixo);
  2. Não pare agora... ...
  3. parassintética (o radical recebe um prefixo e um sufixo ao mesmo tempo);
  4. regressiva (o sufixo é retirado do substantivo primitivo);
  5. imprópria (o substantivo se origina de palavra não substantiva).

A derivação pode ser do tipo prefixal, sufixal, parassintética, regressiva ou imprópria, dependendo de como ela altera o substantivo primitivo para criar o derivado.

Substantivos derivados são os originados de um radical preexistente. Nesse sentido, esses nomes mantêm uma correspondência com o sentido presente na palavra primitiva, mas se diferenciam dela, já que a eles são acrescentados prefixos, sufixos ou mesmo os dois.

1 O termo Biblioteconomia
O vocábulo bihlioteconomia é derivado do vocábulo biblioteca que é formado pelos termos biblio (livro) e theke (caixa).

Caderninho

Caderninho é uma palavra derivada de caderno.

“Livre” vem do L. LIBER, “livre”, que gerou LIBERALIS, “nobre, generoso” e originou nossas palavras “liberal” e “liberalidade”.

Por exemplo: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha) e arvoredo (derivado de árvore).

Como a palavra ânsia é escrita com 's', todas as palavras dela derivadas também devem ser grafadas com “s”: ansiedade, ansioso, ansiolítico, ansiar...

Os coletivos indicam um conjunto de seres da mesma espécie. Podem ser específicos, indeterminados ou numéricos. Os coletivos podem se referir a um conjunto de pessoas, animais, plantas ou objetos.

jornal substantivo, masculino (plural: jornais m)