O que é Stop no trade?

Perguntado por: scampos . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

O Stop é, literalmente, um PARE para suas operações; uma segurança para que você não corra o risco de perder mais do que o planejado ou, até mesmo, todo seu capital em operações.

A diferença é que, enquanto a Limit considera o valor exato que você definiu para realizar compra ou venda, a Stop considera a transição do preço, bastando que ele passe sobre determinado valor. Ou seja, ao passar pelo preço definido por você no Stop, a ordem será executada a preço de mercado.

1# Variação % no preço. Este critério define uma % do seu investimento inicial que você está disposto a perder. Se você investiu R$ 1.000 comprando ações e não quer perder mais que R$80, seu stop deve estar em um preço 8% abaixo do seu preço de entrada. Esta é a regra mais básica.

A Ordem Stop serve para limitar os seus ganhos/perdas em uma operação e se divide em duas etapas: uma é o disparo/stop e a outra o preço. Esse tipo de ordem, diferente das demais, não é registrada no momento do envio na B3, mas fica retida na corretora até que atinja o preço de disparo.

perda f (plural: perdas f)

As ordens de Stop Simples permitem que você monte estratégias de venda em momento de tendência de baixa, enquanto as ordens de Stop Duplo permitem estratégias de venda do papel em momentos de oscilação.

Então, a solução seria posicionar o stop loss mais distante dos preços, onde ele estaria mais protegido desses movimentos erráticos. Porém, um stop loss muito distante já não é mais tão efetivo para limitação de perdas e, quanto mais distante ele estiver, maior terá que ser o ganho para recuperar aquela perda.

A palavra em inglês Gain, traduzida para o português significa “ganho”. Essa expressão é utilizada no mercado financeiro para identificar o valor a mais que será resgatado, com base no que foi investido, ou seja, quando um investidor vende um ativo com um valor superior ao da compra.

A Ordem Turbo só é possível de ser utilizada durante o pregão, enquanto os ativos estão sendo negociados. Nessa opção, você consegue realizar compra e venda de ativo com apenas um clique, sem necessidade de digitar o preço, pois é utilizado o preço de mercado do momento.

Stop-Limit é um tipo de pedido de compra ou venda de moeda, que combina os recursos de Stop-Loss e Stop-Limit. Neste tipo de comando, o usuário escolhe um Stop Price, o valor da negociação a ser realizada e um 'Limit Price', preço pelo qual uma ordem Stop Limit deve ser colocada.

Já o stop Gain é uma ordem de venda, programada pelo investidor, para interromper os ganhos com um ativo assim que atingir a meta desejada. O termo “stop gain” pode ser traduzido como “parar ganhos”.

O Stop Loss não é uma fórmula mágica, e sim uma estratégia de investimento que exige um bom planejamento do investidor e o seu limite de perda já deve estar bem claro. Geralmente, os investidores programam os limites de perda entre 3 e 15%.

O Take Profit é uma ordem usada com muita frequência nos mercados financeiros, esta permite ao trader fechar uma posição de forma automática quando os preços atingem um nível pré-definido. A ordem de Take Profit é uma ordem limitada em quantidade à posição inicial.

O stop gain ajuda o investidor a vender um ativo quando o valor atinge um patamar predeterminado – ou seja, ela evita que uma possível desvalorização prejudique a sua estratégia de lucro. Já o stop loss evita que a ação caia para além de um valor definido antecipadamente.

Estratégia OCO
Ao selecionar o item de “Estratégica OCO”, será liberado os seguintes itens na plataforma: Nesse caso, as ordens de “Estratégia OCO” preenchidas, serão de vendas, pois estão referindo a saída da operação comprada iniciada na parte superior da ordem.

Loss ou Stop Loss tem o objetivo de prevenir riscos quando um investidor estiver realizando uma operação na Bolsa de Valores. O Stop Loss funciona como um obstáculo que limita grandes perdas do investidor em uma operação.

- Preço de disparo: é fixado pelo investidor como o preço a partir do qual a solicitação de compra ou venda será enviada para a bolsa, ou seja, se o preço definido pelo investidor como disparo for atingido no mercado, a ordem de compra ou venda é incluída no mercado, podendo ser negociada ou não.

Não é à toa que, de acordo com estudo feito pela FGV, cerca de 93% das pessoas que fazem trades na bolsa perdem dinheiro.

Todo e qualquer profissional de Mercado Financeiro deve ter um bom plano de negociação. Um dos piores hábitos que um trader pode ter é negociar por impulso e sem orientação. Aqueles que se dedicam para escrever esse plano de negociação geralmente têm mais chances de sucesso fazendo day trade.

90% dos traders têm prejuízo: De acordo com um estudo encomendado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cerca de 90% das pessoas físicas que entram no mercado de day trade acabam tendo prejuízo.