O que é stévia é para que serve?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

O que é stevia? É um adoçante natural extraído da Stevia rebaudiana e que não contém calorias. Extratos e folhas dessa planta são utilizadas há muitos anos em regiões situadas entre o Paraguai e o Brasil. A stevia - ou estévia - tem poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum).

É importante enxergar com clareza que a stevia é uma forte aliada para quem enfrenta problemas de saúde. Ao invés de se privar do consumo de doces, é possível fazer a troca pela substância natural. É uma opção saudável para diabéticos, hipertensos e até mesmo obesos.

A resposta depende muito de cada pessoa, a preexistência de doenças e os níveis de consumo. Açúcar mascavo deve ter a preferência, caso esta seja a escolha, pois possui diversas etapas e processos industriais a menos do que o refinado. Outra opção é o uso de mel, pois possui efeitos anti-inflamatórios.

Stevia é uma planta nativa da divisa entre Brasil e Paraguai, que tem uma extraordinária capacidade adoçante, superior em cerca de 300 vezes ao açúcar doméstico. Por ser natural, o adoçante não faz mal para a saúde, podendo ser utilizado para substituir o açúcar em sucos, chás, bolos e outras preparações doces.

O adoçante mais saudável é o estévia e o xilitol, pois são os mais naturais. Apesar de não existirem comprovação clara do uso de adoçantes artificiais e desenvolvimento de doenças, os adoçantes mais naturais apresentam menor relação com desenvolvimento de doenças.

Entretanto, a máxima da alimentação saudável e com menos artificiais, vale-se aqui. Os denominados adoçantes naturais – como o adoçante eritritol, maltitol, xylitol e stévia – devem ser priorizados. Isso porque sua obtenção é através de meios naturais, com poucos processos químicos.

Sucralose: é extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo nosso organismo. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, não contém calorias, não altera a glicemia e, portanto, seu uso é indicado para diabéticos.

Os efeitos colaterais da estévia incluem problemas gastrointestinais, níveis extremamente baixos de açúcar no sangue, distúrbios endócrinos, dores musculares e dormência. Além disso, pessoas com certas condições médicas devem ficar longe desse adoçante. E também pode interagir com medicamentos como o lítio.

Um novo estudo em ratos descobriu que o extrato de estévia pode melhorar os sinais da doença. O extrato de estévia pode ajudar a combater doenças hepáticas não alcoólicas ou gordurosas. A doença hepática gordurosa , ou esteatohepatite não alcoólica, envolve o fígado com mais de 5% de gordura.

Uma doença leva à outra
Segundo pesquisas, a prevalência de hipertensão em indivíduos com diabetes tipo 2 é duas vezes maior que numa população de não-diabéticos. Outro risco para o paciente com diabetes é sua maior propensão a desenvolver problemas renais.

Stevia pode ser consumida à vontade? Não há dúvidas que a stevia, em comparação com outros adoçantes, é a opção mais natural e saudável. No entanto, como tudo na vida, deve ser usada com moderação.

Rosana explica que quanto mais branco o açúcar, menos nutrientes ele tem, então o açúcar demerara e o mascavo são opções melhores que o refinado e o de confeiteiro, por exemplo. O mascavo não passa pelo processo de refinamento, é o mais escuro, portanto o que preserva mais os nutrientes e minerais.

O mel tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, mas é rico em calorias: 310 por 100 g. A stevia não tem calorias, mas o adoçante é adicionado aos alimentos como extrato químico (E 960).

No caso da Stevia apenas 2 gotas já equivalem a 1 colher de chá de açúcar. Os nutricionistas e médicos costumam recomendar no máximo 10 gotas de adoçante por dia, você escolhendo como quer dividir estas gotas. Se for sachê usar no máximo 4 a 6 pacotes por dia.

Quer uma Stevia 100% Pura? Então Fique de Olho nos Componentes Adoçantes. Uma stevia 100% pura tem em sua composição apenas o edulcorante glicosídeo de steviol, o componente responsável por garantir o sabor adocicado das folhas da planta stevia.

Se você quer saber qual o verdadeiro adoçante stevia, e qual a melhor versão, saiba que a resposta é uma só: adoçante stevia da Color Andina. O produto é o único 100% natural e sem amargor do mercado.

Stevia rebaudiana

O que é stevia? É um adoçante natural extraído da Stevia rebaudiana e que não contém calorias. Extratos e folhas dessa planta são utilizadas há muitos anos em regiões situadas entre o Paraguai e o Brasil. A stevia - ou estévia - tem poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum).

O adoçante sucralose tem um sabor parecido com o açúcar,possui zero calorias e não exige grandes quantidades para adoçar bem. Além disso, ele não é metabolizado pelo organismo, logo é completamente eliminado em até 24 horas. Por fim, a sucraloseresiste muito bem ao calor, portanto, ideal para o seu cafezinho!

Como adoçar sem açúcar
Para adoçar sucos, cafés, iogurtes naturais ou fazer receitas de bolos e doces, os melhores adoçantes são os naturais, como stévia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina, e podem ser usados em todo tipo de receitas e preparações.

O corpo humano não reconhece a sucralose como um açúcar ou como um carboidrato, não é usada como fonte de energia e não afeta os níveis de glicose no sangue. Sendo assim, a sucralose é segura para diabéticos.

5 ADOÇANTES MAIS NOCIVOS AO ORGANISMO HUMANO

  • Aspartame: Possivelmente o mais nocivo adoçante sintético, o aspartame é também um dos mais consumidos, principalmente por estar presente em muitos alimentos “diet”. ...
  • Sacarina Sódica: ...
  • Sucralose: ...
  • Acesulfame de Potássio (Acesulfame-K): ...
  • Ciclamato Sódico (Edulcorante E952):