O que é step back endodontia?

Perguntado por: loliveira8 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

C) Escalonar (Step-back), com recuo programado de 1 milímetro em cada lima posterior, com o objetivo de preparar os terços médio e cervical do canal radicular.

Técnica de Oregon modificada é uma técnica usada para aumentar o volume das paredes dentárias no canal radicular e desinfeccionar o canal radicular no sentido coroa/ápice. Também cabe a esta técnica a modelagem, que nada mais é do que a ação mecânica dos instrumentos que alcançam espaços dentro do dente.

Introdução: O tratamento endodôntico, que consiste na identificação e tratamento das afecções pulpares e periapicais, possui três etapas principais: acesso cirúrgico, preparo químico cirúrgico (PQC) do sistema de canais radiculares e obturação desse sistema.

A patência, em Endodontia, consiste em uma manobra que refaz o trajeto do canal dentário. Deste modo, limpa e desobstrui a raiz do dente, o que é feito por meio da constrição apical associada ao uso da lima de pequeno calibre. A aplicação da técnica se justifica pela própria anatomia do canal radicular.

CDR= é o comprimento real do dente; CRI= é o comprimento real do instrumental; CAD=Comprimento Aparente do dente; CAI= Comprimento Aparente do instrumento.

A determinação do diâmetro do canal radicular é de fundamental importância, porque permite estabelecer, com maior segurança, o instrumento apical inicial (IAI) mais adequado para iniciar e ampliar o preparo apical, influenciando diretamente na modelagem e na limpeza mecânica da região apical e, por conseguinte, ...

As 7 principais etapas de tratamento da água

  • 1 - Captação.
  • 2 - Adução.
  • 3 - Coagulação.
  • 4 - Floculação.
  • 5 - Decantação.
  • 6 - Filtragem.
  • 7 - Desinfecção.
  • Etapa: Avaliação e planejamento. Nessa primeira etapa o ortodontista avalia a dentição do paciente bem como a anatomia dos ossos faciais. ...
  • Etapa: Instalação do aparelho. ...
  • Etapa: Alinhamento e nivelamento. ...
  • Etapa: Correção da oclusão. ...
  • Etapa: Finalização. ...
  • Etapa (e última!): Contenção.

Passo a passo do tratamento de canal: procedimento é feito em 3 etapas. Depois que o dentista faz o diagnóstico de lesão na polpa do dente, o ideal é que o canal seja feito o mais rápido possível. De acordo com a dentista, o tratamento segue um roteiro, que começa pela análise do comprometimento do tecido.

Ter um CTR alto quer dizer que seu anúncio é útil e que oferece para o usuário o que ele está procurando. Já um CTR baixo significa que não oferece um resultado relevante para a intenção de busca.

CRT / CT = CRD - 0,5 mm a 1,0 mm
Transferir a medida (CRT ou CT) para um instrumento endodôntico do tipo K compatível com o comprimento e diâmetro do canal, ou seja, que fique justo, sem forçar, usando-se o número de limitadores de silicone necessários para marcar essa medida.

Um CTR a partir de 3% já é considerado bom, mas lembre-se que essa porcentagem é apenas o começo para que a sua campanha seja mais rentável nos meses seguintes. Se as suas campanhas estão abaixo de 1% acredite, algo está errado nas suas campanhas.

Instrumento Memória (I.M.)
É a u lima que chega justa ao comprimento real do dente. O entrar "justa" significa que lima está presa em pelo menos duas paredes. Importância: O instrumento memória tem como a função de limpar e modelar a região apical principalmente na zona da constrição a 0,5mm aquém da saída do forame.

1. Confecção do batente apical: depois de estabelecido o CT, es- colhe-se a lima que fique justa no canal, percorrendo toda a extensão do CT, e fazem-se movimentos de limagem até a mesma ficar solta no canal. A seguir, este mesmo procedimen- to deve ser realizado com duas ou três limas mais calibrosas que a primeira.

Sub e sobre-instrumentação – a sub-instrumentação está geralmente associada a falha do operador na obtenção correcta do comprimento endodôntico; esta falha pode resultar de descuido ou, maioritariamente, por dificuldades na interpretação da radiografia.

O Glide Path é um desimpedimento prévio que é realizado no interior do canal radicular antes da realização da instrumentação. Este procedimento tem como objetivo facilitar a instrumentação do interior do dente, diminuindo o transporte de componentes indesejados no sentido apical.

A patência nos casos de polpa viva é realizada após o estabelecimento do comprimento de trabalho com a lima mais fina possível, por exemplo, a #08. Esta lima será introduzida com muito cuidado 0,5mm a mais que a lima inicial no comprimento de trabalho e realizando leve movimento oscilatório de pequena amplitude.

A patência foi estabelecida com uma lima K #15.

O desbridamento do forame é um procedimento endodôntico que visa à limpeza passiva do canal cementário e pode ser considerado como um exemplo pertinente de temas controversos na endodontia.

A partir da pontuação, as famílias são classificadas em R1 (baixo risco) escores entre 5 e 6, R2 (moderado risco) escores entre 7 e 8 e R3 (alto risco) escores maiores que 9, sendo o R1 risco menor e R3 risco máximo.