O que é status pendente no INSS?

Perguntado por: esales . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A exigência é um protocolo do INSS que significa que não foi possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Dessa forma, o segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível para que o INSS possa concluir a análise do requerimento.

O que significa vínculo com pendência no INSS? Em síntese, o vínculo com pendência no INSS é quando os registros não estão 100% corretos. Em outras palavras, o INSS pode ter problemas em processar dados ou a empresa na qual você trabalha/trabalhou não recolhe ou não recolheu suas contribuições.

Benefício em análise é um status que indica que o pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Como saber se meu requerimento foi aprovado no INSS? Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.

30 dias

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias após o protocolo do pedido de benefício para conceder ou negar o seu requerimento.

O que fazer para agilizar um requerimento em análise?

  1. Reclamação na ouvidoria do INSS;
  2. Pedido administrativo de andamento; e.
  3. Mandado de segurança.

Ligue para 135. Ligue para 135. Presencial : Encontre a agência do INSS mais próxima no Site do Meu INSS.

Lembre-se: até 60 salários mínimos, você pode receber em até 60 dias após a sua expedição por meio da RPV. Se exceder 60 salários mínimos, você recebe de um 1 e meio até 2 anos, por meio do precatório.

Uma exigência do INSS é um pedido de complementação dos seus documentos ou das suas informações. A notificação de um pedido de exigência, do INSS, poderá ocorrer por carta ou através da plataforma Meu INSS.

A partir do dia 1º de fevereiro, registros de reclamações, denúncias, sugestões e elogios ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) deverão ser enviados na Central 135 ou plataforma Fala.BR, com o próprio INSS como órgão destinatário.

Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

Depois que você já está com a carta de concessão do seu benefício, o INSS tem um prazo mínimo de 45 dias para começar a realizar o pagamento do benefício concedido.

A carta de concessão trará informações relevantes, como:

  1. identificação do titular e do benefício;
  2. NIT (Número de Registro do Trabalhador);
  3. data da solicitação, concessão e pagamento;
  4. data de autorização;
  5. valor base e do pagamento;
  6. memória de cálculos;
  7. forma de pagamento dos ordenados.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Os juros de mora são limitados a aplicação de 1% ao mês.

O valor retroativo corresponde a uma quantia do passado que se encontra em atraso.

Em geral, o prazo dado aos beneficiários é de até 30 dias corridos após a entrega da comunicação de exigência do INSS. Você pode verificar a data exata da entrega na própria carta, e-mail ou SMS, mas também ligar no telefone 135.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).