O que é soro Lipemico?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O soro lipêmico é a aparência leitosa de uma amostra devido a alta concentração de gordura no sangue.

A lipemia é uma turbidez visível na amostra antes da análise laboratorial, na maioria das vezes causada por ingestão de alimentos com alto teor de gordura ou por alterações fisiológicas no metabolismo das gorduras2,9,12, que quando presentes em amostras tornam um fator de interferências significativas em diversas ...

A lipemia é o aumento da turbidez do soro ou plasma, que adquire aparência leitosa, e está associada ao aumento na concentração de triglicérides (>200 mg/dL). A principal causa de lipemia em animais ocorre devido à ausência de jejum antes da coleta de sangue, que normalmente ocorre durante a consulta veterinária.

Alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase e glicose são fortemente afetados pela lipemia.

O que causa triglicerídeos alto? O excesso de carboidratos, como massas, açúcares e bebidas alcoólicas, é a principal causa de hipertrigliceridemia. A falta de atividade física pode contribuir para a elevação dos níveis sanguíneos de triglicérides.

COMO BAIXAR TRIGLECERÍDIOS ALTO?

  1. Reduzir da ingestão de colesterol e gorduras saturadas;
  2. Aumentar o consumo de fibras;
  3. Medicamentos para tratamento da hipertrigliceridemia, como gemfibrozil e “vastatinas”;
  4. Diminuir a ingestão de carboidratos;
  5. Realizar exercícios físicos regularmente.

O triglicerídeos é considerado alto quando está acima de 200, o que pode resultar em doenças cardiovasculares preocupantes. Os fatores de risco que normalmente causam o triglicérides alto são o consumo excessivo de gordura, álcool e doces.

O aspecto branco leitoso na lipemia é causado pela presença excessiva de triglicerídeos no plasma. No tubo de coleta, os triglicerídeos em quantidade normal permanecem em suspensão no repouso, mas os triglicerídeos em excesso sobem para o topo.

Interferentes e motivos de reconvocação

  1. 1 – Hemólise. ...
  2. 2 – Anticoagulante inadequado. ...
  3. 3 – Temperatura inadequada. ...
  4. 4 – Tempo decorrido entre a coleta do material e o recebimento da amostra. ...
  5. 5 – Medicamentos. ...
  6. 6 – Transfusão sanguínea. ...
  7. 7 – Contaminação.

Agitação vigorosa dos tubos após a coleta; Transporte e acondicionamento inadequados; Extremos de temperaturas; Velocidade excessiva de centrifugação.

A dislipidemia é caracterizada pela presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.

Como saber se você tem gordura no sangue? A análise dos exames laboratoriais por um médico é que vai dizer. O diagnóstico é dado quando os valores do colesterol estão alterados, levando-se em conta alguns fatores com história familiar, idade e doenças associadas.

O lipidograma completo, também chamado de perfil lipídico, é um conjunto de exames laboratoriais usado para analisar possíveis irregularidades nos lipídios — moléculas de gorduras encontradas no sangue, como o colesterol.

O consumo de álcool até 72 horas antes pode interferir nos resultados, assim como a prática de atividades físicas intensas no dia anterior e o uso de alguns medicamentos. Não deixe de seguir as orientações passadas antes do exame.