O que é soluto volátil e não volátil?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Um soluto não volátil é aquele que possui um ponto de ebulição muito alto, logo possui uma dificuldade para evaporar. Podemos citar como exemplo sal ou açúcar em água. Solutos não voláteis possuem ainda menor pressão de vapor em uma determinada temperatura e pressão.

Os solutos não voláteis podem ser moleculares ou iônicos.

As memórias também podem ser classificadas quanto à volatilidade: · Voláteis: Retém informação armazenada quando não há energia elétrica. · Não-voláteis: Perdem informação na ausência de energia elétrica.

Volátil é aquilo que pode voar que é voador.
Volátil, no sentido figurado é sinônimo de variável, volúvel, inconstante ou instável. Por exemplo, em economia e finanças o termo é usado para fazer referência à volatilidade do mercado de ações. Na área de Química, volátil é tudo que se pode reduzir a gás ou a vapor.

A volatilidade é a facilidade que uma substância apresenta de passar do estado líquido para o estado gasoso. Assim, podemos dizer que as substâncias que evaporam mais facilmente são substâncias mais voláteis. As moléculas no estado líquido estão sempre se movimentando, o que facilita sua passagem para o estado gasoso.

Quando um soluto não volátil é adicionado a um determinado solvente puro, uma solução é formada e suas propriedades físico-químicas podem ser alteradas. Este fenômeno é denominado efeito coligativo das soluções.

Essa modificação só depende do número de partículas (moléculas ou íons) dissolvidas - e não de suas naturezas. Usamos a expressão soluto não volátil quando o ponto de ebulição do soluto for superior ao do solvente.

As soluções podem ser classificadas quanto à quantidade de soluto dissolvido. Assim, podem ser de três tipos: saturadas, insaturadas e supersaturadas.

Entre os voláteis mais comuns estão o azoto, a água, o dióxido de carbono, o amoníaco, o hidrogénio, o metano e o dióxido de enxofre.

As substâncias voláteis possuem uma pressão de vapor mais elevada. Como exemplos de substâncias voláteis temos o álcool etílico e a acetona.

A substância mais volátil é a que tem a maior facilidade pra evaporar, isso é: a que tem a pressão de vapor mais alta! Daí fica fácil de ver que é a substância 1, pois se compararmos todas na mesma temperatura a 1 é a que tem a maior pressão de vapor sempre.

Resposta verificada por especialistas
O éter, pois tem maior facilidade dentre os demais solventes de passar do estado líquido para o gasoso.

No geral, os solutos estão no estado sólido. Exemplo: sal e açúcar. Solvente: é a substância que pode dissolver outras substâncias, no caso o soluto, e formar soluções homogêneas. Exemplo: açúcar quando é dissolvido em água.

RAM é a memória volátil, o que significa que as informações temporariamente armazenadas no módulo são apagadas quando você reinicia ou desliga o computador. Como as informações são armazenadas eletricamente em transistores, quando não há corrente elétrica, os dados desaparecem.