O que é soluto é o que é solvente?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

O soluto é a substância dissolvida, já o solvente é a substância que o dissolve. As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas.

Soluto é uma substância que pode ser dissolvida por um solvente para criar uma solução. Um soluto pode se apresentar na forma de: gás, líquido ou sólido. O solvente, ou substância que dissolve o soluto, dispersa as partículas e distribui igualmente. Isso cria uma mistura homogênea chamada de solução.

Solvente é um adjetivo que faz referência àquele(a) que solve, que não tem dívidas ou que merece crédito. Uma pessoa solvente, por conseguinte, é capaz de cumprir com êxito uma obrigação ou um trabalho. Também é o sujeito que está em condições de responder às suas obrigações económicas.

Soluto: é a substância que se encontra dispersa no solvente. Corresponde a substância que será dissolvida e, geralmente, apresenta-se em menor quantidade na solução.

Uma solução é sempre composta de duas coisas: uma que dissolve, que chamaremos de solvente, e outra que é dissolvida, que chamaremos de soluto. Assim, quando tomamos um susto e nossa avó prepara um copo de água com açúcar para que nos acalmemos, ela prepara uma solução onde a água é o solvente e o açúcar é o soluto.

Categoria dos solventes
Cetonas: Acetona, Ciclohexanona; Hidrocarbonetos: podem ser divididos em 4 tipos diferentes – hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos, aromáticos e os halogenados; Éteres: Etoxietanol e os Éter Etílico; Ésteres: Acetato de Etila e de Metila.

Os solventes podem ser orgânicos ou inorgânicos. No geral, os orgânicos contêm o elemento carbono, enquanto os inorgânicos, não. Por exemplo, a água é um solvente inorgânico e, diga-se de passagem, é considerado um solvente universal.

As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.

  • a) Sólido – Líquido. Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. ...
  • b) Líquido - Líquido. ...
  • c) Gás - Líquido.

A fração molar do soluto é determinada pela divisão do número de mol do soluto pelo número de mol da solução. A fração molar do solvente é determinada pela divisão do número de mol do solvente pelo número de mol da solução.

A água, solvente universal
A água é capaz de dissolver um grande número de substâncias, dissolvendo mais substâncias que qualquer outro líquido. É por isso apelidada de solvente universal.

Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de duas ou mais substâncias. As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto.

O termo à base de solvente ou sintético é frequentemente utilizado para se referir tanto a tintas modificadas à base de óleo como à base de alquídicos.

O uso crônico ou a exposição aos solventes (incluindo exposição no local de trabalho) pode causar danos graves ao cérebro, aos nervos periféricos, ao coração, aos rins, ao fígado e aos pulmões. Além disso, ele pode causar danos à medula óssea, afetando a produção de glóbulos vermelhos e dando origem a anemia.

1. 2. Um solvente consiste numa substância geralmente líquida, que dissolve outra substância ou substância...

Classificação das soluções quanto ao estado físico do solvente:

  • Sólidas: soluções em que o solvente está no estado sólido. Exemplo: ouro 18 quilates;
  • Líquidas: soluções em que o solvente está no estado líquido. Exemplo: refrigerante;
  • Gasosas: soluções em que o solvente está no estado gasoso. Exemplo: ar atmosférico.

Soluções

  • Soluções sólidas: ouro 18 quilates, latão e outras ligas metálicas diversas.
  • Soluções líquidas: soro fisiológico, álcool comercial e água com açúcar.
  • Soluções gasosas: ar atmosférico entre outras misturas gasosas de interesse comercial.