O que é soluto de um exemplo?

Perguntado por: amaldonado6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Soluto: é a substância que pode ser dissolvida pelo solvente. Ela fica “solta” no processo de mistura até que se transforme em uma solução. No geral, os solutos estão no estado sólido. Exemplo: sal e açúcar.

Uma solução é sempre composta de duas coisas: uma que dissolve, que chamaremos de solvente, e outra que é dissolvida, que chamaremos de soluto. Assim, quando tomamos um susto e nossa avó prepara um copo de água com açúcar para que nos acalmemos, ela prepara uma solução onde a água é o solvente e o açúcar é o soluto.

Resposta. Soluto: é a substância que se encontra dispersa no solvente. Corresponde a substância que será dissolvida e, geralmente, apresenta-se em menor quantidade na solução.

A acetona serve como um solvente que possui grande afinidade com o material do esmalte, dissolvendo-o com facilidade e retirando-o da superfície da unha. Outro exemplo é a dissolução de uma colher de sal em um copo de água. Neste caso, o sal é o que chamamos de soluto e a água é o solvente.

Um exemplo de solução é a mistura de água e açúcar, tendo a água como solvente e o açúcar como soluto. A água é considerada o solvente universal, devido ao fato de dissolver uma grande quantidade de substâncias.

Classificação das soluções quanto ao estado físico do solvente:

  • Sólidas: soluções em que o solvente está no estado sólido. Exemplo: ouro 18 quilates;
  • Líquidas: soluções em que o solvente está no estado líquido. Exemplo: refrigerante;
  • Gasosas: soluções em que o solvente está no estado gasoso. Exemplo: ar atmosférico.

Solvente é um adjetivo que faz referência àquele(a) que solve, que não tem dívidas ou que merece crédito. Uma pessoa solvente, por conseguinte, é capaz de cumprir com êxito uma obrigação ou um trabalho. Também é o sujeito que está em condições de responder às suas obrigações económicas.

Na mistura de água e sal, a água é o solvente – o que dissolve, enquanto o sal é o soluto, o que é dissolvido. Juntos, os dois íons formam o NaCl ue se mantêm unidos pela atração entre suas cargas negativa e positiva, que se neutralizam entre si. Na+ + Cl- = NaCl (cloreto de sódio ou sal de cozinha).

Soluções são sistemas homogêneos formados pela mistura de duas ou mais substâncias. As soluções são constituídas de dois componentes: o soluto, que é o que se dissolve e se encontra em menor quantidade, e o solvente, que é o componente em maior quantidade e que atua dissolvendo o soluto.

A sacarose (açúcar) se dissolve bem na água também porque possui vários grupos OH em sua estrutura, que realizam ligações de hidrogênio com as moléculas de água, o que facilita sua dissolução.

1. Soluções sólidas: Todos os componentes desse tipo de solução encontram-se no estado sólido na temperatura ambiente. Por exemplo, o latão é uma liga metálica muito utilizada para produzir instrumentos musicais, sendo formado por uma mistura de 95 a 55% de cobre e 5 a 45% de zinco.

Exemplo: o ar que respiramos é uma solução gasosa formada basicamente pelos gases nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2).

A fração molar do soluto é determinada pela divisão do número de mol do soluto pelo número de mol da solução. A fração molar do solvente é determinada pela divisão do número de mol do solvente pelo número de mol da solução.

Alguns exemplos desse solvente são o benzeno, tolueno e xileno. Conforme as particularidades de cada um, eles fazem parte da composição de diferentes materiais como borrachas, tintas, lacas, resinas, desengraxantes, dentre outros.

Encontrado em sua maior parte em estado líquido, os solventes são derivados do petróleo, do processamento do gás natural e de indústrias petroquímicas e são responsáveis por dissolver outras substâncias, sejam elas líquidas ou sólidas.

Solventes, o que são ? O Solvente é um líquido, que geralmente pode ser composto por um único produto químico ou por uma mistura de produtos químicos, sendo usado para dissolver uma substância ou material.

Soluções sólidas: ouro 18 quilates, latão e outras ligas metálicas diversas. Soluções líquidas: soro fisiológico, álcool comercial e água com açúcar. Soluções gasosas: ar atmosférico entre outras misturas gasosas de interesse comercial.

Uma mistura de soluções que apresentam o mesmo soluto, como o próprio nome indica, é aquela em que a substância que está dissolvida no solvente de cada uma das soluções é a mesma. É o caso, por exemplo, da mistura da solução de NaCl (cloreto de sódio) com outra também de NaCl.

Uma mistura de soluções de mesmo soluto ocorre quando duas ou mais soluções que apresentam o mesmo soluto e o mesmo solvente são adicionadas em um único recipiente.