O que é solo amarelo?

Perguntado por: uprates . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Os solos que apresentam coloração amarela, por sua vez, indicam a ausência de hematita, e a maior ocorrência de ferro oxidado hidratado. Os teores de Fe3 são reduzidos em função da pobreza de Fe na rocha original; altos teores de matéria orgânica e condições de redução.

Os solos podem apresentar cores variadas, tais como preto, vermelho, amarelo, acinzentado, etc. Essa variação irá depender do material de origem como também de sua posição na paisagem, conteúdo de matéria orgânica, e mineralogia, dentre outros fatores.

Com relação a cor, a maior parte dos solos podem ser agrupadas em três tipos:

  • avermelhados e amarelos - indicam forte presença de óxido de ferro.
  • escuros - indicam forte presença de materiais orgânicos.
  • claros - indicam a fraca presença ou ausência de materiais orgânicos.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

O solo mais rico em carbono é também o mais fértil, uma vez que o carbono é a base de toda a matéria orgânica. Resumindo, pegamos em resíduos, queimamos produzindo energia, retiramos o carbono do ciclo, reduzindo o aquecimento global, e, no final, ficamos com o melhor fertilizante do mundo.

Solo humoso ou orgânico – tem grande concentração de material orgânico em decomposição. É muito fértil, ideal para a agricultura.

De coloração escura ou preta, é altamente fértil e dispõe de elevada presença de matéria orgânica, além de ser permeável, arejado e úmido. Também é chamado de solo humífero e tem concentração de até 70% de matéria orgânica (húmus), o que é uma condição excelente para o cultivo de produtos agrícolas.

O solo argiloso é representado por uma terra vermelha-escura, bastante úmida e macia. Em sua composição, há mais de 30% de argila — daí o nome. Mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio.

Esse tipo de solo apresenta um acúmulo de alumínio e matéria orgânica. Contudo, em termos gerais, o predomínio na sua composição é de areia. Por isso, é considerado um solo muito ácido e pobre. A camada subsuperficial desse solo arenoso pode assumir a cor avermelhada, amarelada, acinzentada ou decididamente escura.

Essa variação é decorrente da região em que está localizado, solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margem de rios e pântanos (pH < 6,5), são conhecidos como argilosos.

A cor do solo é função, principalmente, da presença de óxidos de Fe e matéria orgânica, além de outros fatores, tais como: a umidade e a distribuição do tamanho de partículas (Fernandez & Schulze, 1992).

No primeiro nível categórico eles são denominados de classes, e são classificados em: Latossolos, Argissolos, Neossolos, Nitossolos, Cambissolos, Plintossolos, Gleissolos, Espodossolos, Vertissolos, Planossolos, Luvissolos, Organossolos e Chernossolos, cada um com características e potencialidades diferentes.

Na verdade, o Sol é branco!
O engano acontece porque a atmosfera da Terra filtra a luz solar, separando as cores. Ela espalha raios azuis e violeta, fazendo com que só as outras cores cheguem até nossos olhos. Esses tons restantes é que dão a impressão de o Sol ser amarelo.

O Sol parece amarelo por causa da atmosfera da Terra. As cores azul, índigo e violeta, têm mais chance de seres espalhadas por nossa atmosfera, enquanto as cores vermelho, laranja e amarelo, são menos facilmente espalhadas.

O Ferro oxidado é um agente pigmentante muito forte, principalmente quando em sua forma desidratada (hematita). Este é o grande responsável pela coloração vermelha nos solos.

O melhor solo para o plantio é aquele que disponibiliza água, nutrientes para as raízes das plantas, de forma que a plantação tenha um excelente desenvolvimento. Diante disso, e dos tipos de solos que te apresentei, o melhor para plantio é o solo Humífero, pois é o que apresenta as melhores condições de plantio.

O solo ideal é considerado aquele que apresenta boa profundidade para o armazenamento de água e crescimento das raízes, suprimento adequado de nutrientes, drenagem, atividade biológica e um equilíbrio entre as partes mineral (45%), líquida (25%), gasosa (25%) e orgânica (5%).

Solo fértil é a capacidade de fornecer água e nutrientes às plantas nas proporções adequadas para o seu crescimento e produtividade.