O que é sobrinho bilateral?

Perguntado por: ividal . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

São chamados bilaterais ou germanos os irmãos que descendem do mesmo pai e da mesma mãe e são chamados unilaterais os irmãos que descendem apenas do mesmo pai ou da mesma mãe.

5. Não havendo cônjuge, descendentes ou ascendentes, são herdeiros os parentes colaterais, (os de até 4º grau: pela ordem, irmãos, sobrinhos, tios e primos).

O sobrinho representará o pai (irmão do tio falecido) e ficará 25% da herança, a parte que caberia o pai. Esta cota é fixa. Se o irmão falecido tivesse 2 filhos, estes receberiam a parte que cabia ao pai (25% no exemplo) e dividiriam entre si cotas iguais de 12,5% para cada.

Irmão germano : aquele que, em relação a outro, tem o mesmo pai e a mesma mãe; irmão bilateral. Irmão legítimo : aquele que, em relação a outrem, nasceu da união de homem e mulher legalmente casados.

Unilaterais criam obrigações unicamente para uma das partes. Ex: doação pura, mútuo, comodato, mandato, fiança. Prestação a cargo de uma só parte, mesmo envolvendo duas partes e duas declarações de vontade. Bilaterais geram obrigações para ambos os contratantes.

Os beneficiários podem perder o direito de receber a herança por três motivos: indignidade, deserdação e dívidas. O beneficiário indigno que, por violência ou meios fraudulentos, tente impedir que o autor da herança disponha livremente dos seus bens.

A ordem hereditária, segundo a legislação é a seguinte: descendentes, aos ascendentes, cônjuge sobrevivente, colaterais.

Herdeiros legítimos
Essa é uma forma de garantir os direitos dos filhos e outros parentes. Sendo assim, estes são: descendentes (filhos e netos), ascendentes (mãe e pai), cônjuge sobrevivente, parentes colaterais até quarto grau (irmãos, tios, primos, sobrinhos) e o companheiro sobrevivente.

O sobrinho tem direito à herança, mas apenas em determinadas situações, pois a transmissão de bens por herança segue linhas de parentesco. Inicialmente a transmissão de bens segue a linha de descendentes, ascendentes e cônjuge, ou seja, , filhos ou netos, os pais e avós, esposa (o) ou companheira (o).

Qual filho tem mais direito à herança? Em se tratando de filhos, de maneira geral não há o filho tem mais direito à herança, como herdeiros necessários normalmente herdam de forma igualitária, salvo disposição contrária em testamento.

Na ausência de descendentes e ascendentes, o cônjuge fica com tudo; Se não existir nenhum herdeiro necessário, a próxima classe de herdeiros (parentes colaterais) terá direito à herança; Considerando os parentes colaterais, segue-se esta ordem: irmãos, sobrinhos, tios e primos até o 4º grau.

Parentes exclusivamente do cônjuge ou companheiro (a) em linha colateral: 2º grau: irmãos e irmãs 3º grau: tio e tia, sobrinho e sobrinha.

Os herdeiros colaterais ou transversais são os irmãos, tios, sobrinhos, primos do de cujus, são herdeiros legítimos facultativos, não são herdeiros necessários. Sendo assim, não têm direito à parte da legítima.

Sim, você poderá fazer um testamento, deixando seus bens aos seus sobrinhos.

Grafia no Brasil: segundogênito.

meia-irmã

Meio-irmão ou meia-irmã é a denominação aplicada ao irmão ou irmã que possui grau de parentesco apenas por parte de mãe ou apenas por parte de pai. Por parte de mãe, os filhos são denominados "uterinos", por parte de pai, os filhos são denominados "consanguíneos".

Aqueles que são filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes, são irmãos uterinos. Os que são filhos do mesmo pai, mas de mães diferentes, são irmãos sanguíneos ou consanguíneos.

1. Que tem dois lados (ex.: conversações bilaterais). 3. Voltado para dois lados.

Significado de Bilateral
adjetivo Que tem dois lados; que afeta os dois lados de: paralisia bilateral. Relativo aos dois lados de uma coisa, de um organismo. [Jurídico] Que acarreta obrigações às duas partes pactuantes: contrato bilateral. Referente a descendência tanto materna como paterna; bilinear.

Continuar lendo Quando o sobrinho herda?