O que é soberba sete pecados capitais?

Perguntado por: elopes . Última atualização: 20 de maio de 2023
3.9 / 5 4 votos

A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos. O oposto da soberba é a humildade.

O orgulho soberbo (de quem se sente superior a tudo e a todos), a ambição desmedida, que se transforma em ganância (desejo ardente e desarrazoado de alcançar bens materiais ou prestígio pessoal) e a avareza (sórdido apego ao dinheiro) constituem vícios deploráveis da natureza humana.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.

Soberba

1. Soberba. A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Soberbo é aquele indivíduo considerado orgulhoso, altivo, que está dominado pela arrogância. É também um adjetivo que qualifica aquele que é mais alto ou está mais elevado que outro, que tem soberba, vaidoso, grandioso, sublime, magnífico, belo.

Uma pessoa soberba, portanto, considera-se superior aos demais em um ou em vários aspectos da vida. Essa imagem está associada a um ego muito elevado, quase sempre marcado pelas seguintes características: vaidade, arrogância, prepotência, orgulho, presunção e futilidade.

A soberba pode levar pessoas a cometerem atos considerados como assédio moral, que podem prejudicar a saúde mental das vítimas. É um assunto sério que não deve ser ignorado.

Inicialmente era uma virtude filosófica que implicava em gostar de si mesmo na medida certa, mas depois passou a designar um amor desmedido, presunção. E a soberba, que não poderia faltar em nossa lista, veio do Latim superbia, “distinto, orgulhoso, soberbo”, do super de que falamos há pouco.

Luxúria significa lascívia, libertinagem, concupiscência, sensualidade. A luxúria vista como um vício. É, portanto, o oposto da virtude da castidade. Também é considerada a satisfação desregrada dos desejos sexuais.

Segundo o dicionário, a vaidade pode ser definida como a “valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros”. E se nós pudéssemos medir esse reconhecimento?

Já na categoria de pecado mortal, estão as faltas mais graves, cometidas de forma livre e consciente, que infringem os mandamentos da Lei de Deus e resultam na perda do estado da graça. Para reverter essa situação, devemos recorrer ao sacramento da confissão.

Os pecados eram: Orgulho, Avareza, Luxúria, Inveja, Gula, Ira, Preguiça, Heresia e Mentira.

Os sete pecados capitais já foram oito. O oitavo era a Melancolia, entendida no sentido da tristeza profunda, aquela que pode acabar em suicídio, atentando contra a “obra de Deus”.