O que é sistema de ATP?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

O sistema ATP-CP é predominante em todas as atividades caracterizadas por alta intensidade e curta duração, tendo como fator de limitação o estoque intracelular de Creatina-fosfato, composto que armazena energia química nas ligações entre o radical fosfato (PO4) e a molécula de Creatina.

Para formar o ATP as células recorrem à fermentação ou a respiração celular. Existem dois tipos de fermentação, ambas produzem apenas 2 moléculas de ATP e geralmente ocorrem em microrganismos (bactérias e fungos). Porém, a fermentação também ocorre em células humanas, como as musculares (fermentação láctica).

A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades. Sendo assim, essa molécula é responsável por garantir a manutenção da homeostase celular, permitindo a realização dos diversos processos fundamentais para o seu funcionamento.

São três processos comuns produtores de energia para a elaboração do ATP: 1) O sistema ATP-CP, ou fosfagênio; 2) A glicólise anaeróbia, ou sistema do ácido lático; 3) O sistema de oxigênio.

O ATP é a moeda energética utilizada por todas as células. exercício utilizam diferentes sistemas. Uma célula muscular possui determinada quantidade de ATP que pode ser usada imediatamente, mas isto é suficiente para durar apenas cerca de três segundos.

Como ocorre a produção de ATP
Uma molécula de glicose, por exemplo, carrega em si uma grande quantidade de energia. Mas a célula não consegue consumir toda essa energia de uma vez. Por isso, a energia da glicose é transferida aos poucos para várias moléculas de ATP durante o processo de respiração celular.

Para o estímulo dessa produção, a prática do exercício aeróbico intenso, a restrição calórica, a exposição ao frio, a suplementação de alguns nutrientes e a adoção de uma dieta cetogênica são algumas das estratégias já estudadas.

O ATP, trifosfato de adenosina, é uma molécula que armazena energia proveniente, principalmente, da alimentação. Ele capta a energia liberada nas reações que liberam energia, armazena em ligações moleculares e transferem esta para processos que necessitam de energia.

O ATP é armazenado em pequenas quantidades nas células e essa molécula não pode ser fornecida através do sangue, sendo que sua concentração está confinada a uma ressíntese contínua, que deverá ocorrer no mesmo ritmo com que essa molécula é utilizada.

sistema aeróbio

O sistema aeróbio é um complexo de vários componente distintos. Isto ocorre em função da sua habilidade de utilizar como substratos carboidratos, gorduras e proteínas e também porque existe a produção de CO2 e água como produto final. Assim, este sistema tem uma capacidade maior de produzir ATP.

glicose

Afinal, a glicose é a principal fonte de energia usada pelos seres vivos, por ser altamente energética e liberar apenas água e gás carbônico em sua quebra.

Qual dos seguintes processos não gera ATP? Ciclo de Calvin-Benson.

O ATP, ou adenosina trifosfato, é uma pequena molécula considerada como a “moeda energética” das células. Esta fama se deve ao fato de que o ATP consegue armazenar em suas ligações químicas pequenas quantidades de energia provenientes da quebra dos alimentos.

Acredita-se que a hidrólise do ATP seja acompanhada de mudanças na forma ou conformação da cabeça da miosina, produzindo força mecânica. Assim, a actina e a miosina, além das outras proteínas do sistema contrátil, são especializadas na transformação da energia química do ATP em energia mecânica da contração muscular.

As principais vias catabólicas são glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa. Já as de anabolismo são fotossíntese e quimiossíntese.

A última etapa da respiração celular é a fosforilação oxidativa, sendo essa etapa a maior produtora de ATP.

A ATP pode ser utilizada a qualquer momento, ela é a fonte de energia mais prontamente disponível que o corpo humano produz. O corpo armazena uma quantidade mínima de ATP nos músculos, mas a maioria é produzida a partir dos alimentos que ingerimos, e é por isso que uma dieta saudável e equilibrada é tão importante.

Três sistemas energéticos fornecem ATP para o trabalho muscular: o sistema de fosfocreatina, o sistema glicolítico anaeróbio e o sistema oxidativo. O sistema oxidativo predomina durante exercícios de intensidade baixa a moderada, quando há oxigênio disponível para o músculo.