O que é sintonia no PCC?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

"Sintonia" é o criminoso sem rosto, que só age dentro de sua cela quando está ao lado de pessoas de sua confiança e que, diante da descoberta de sua função elas têm o aval da liderança máxima do PCC para assumir a função imediatamente. Os "sintonias" estão divididos por regiões do Estado.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

Traficante hábil, Padrinho cresceu rápido na hierarquia do crime e passou de um simples batedor – que acompanha o transporte de drogas pelas rodovias – a um dos mais poderosos e temidos narcotraficante do país, ganhando o respeito de organizações criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC), Comboio do Cão (CDC) ...

A palavra também é usada comumente no sentido figurado, sendo relacionada com uma condição de concordância, equilíbrio e reciprocidade entre duas partes, sejam pessoas ou objetos.

Investigação da Polícia Civil de São Paulo aponta que é possível um integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) sair da facção criminosa e continuar vivo. Mas há uma cartilha a ser seguida, que permite, inclusive, o retorno ao crime organizado após um período, desde que não haja dívida --seja "moral" ou financeira.

Axé: Chance; atenuação de uma falta. Blindar (a mente): não deixar se "levar pelo psicológico". Cabeça branca: Diretor da unidade prisional. Cabuloso: Aquele que não deixa ninguém subjugá-lo, "entrar em sua mente".

Facção. Das tatuagens de integrantes do PCC, as mais usadas são o próprio nome da facção (ou o símbolo 1533), a carpa, o símbolo chinês 'Yin Yang' e a sigla PJLI (Paz, Justiça, Liberdade e Igualdade), considerado lema pela organização.

Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho. O vê nada mais é do que dois dedos que nós também usamos como número dois, obviamente.

Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, número 1 do PCC, foi condenado a mais 30 anos de prisão. A condenação se refere a Operação Ethos, que investigou a criação de um núcleo jurídico da facção, conhecido como Sintonia dos Gravatas. O PCC contratou pelo menos 40 advogados para cuidar dos interesses da organização.

"Sintonia" é o criminoso sem rosto, que só age dentro de sua cela quando está ao lado de pessoas de sua confiança e que, diante da descoberta de sua função elas têm o aval da liderança máxima do PCC para assumir a função imediatamente.

"Em caráter nacional, o rival do PCC é o Comando Vermelho, especialmente pelo controle das fronteiras.

Segundo agentes penitenciários e especialistas em PCC, essas pessoas são recrutadas de diversas formas. As principais são quando internos são "batizados" pela facção ao chegar nos presídios ou fazem dívidas com o crime. "Quando o preso chega na cadeia, ele facilmente consegue drogas e celular.

O restante tem origem em assaltos a bancos, sequestros, tráfico de armas, rifas vendidas à população carcerária e mensalidade de R$ 600 cobrada de cada um dos mais de 10 mil integrantes do PCC – mais de 7 mil estão presos. Há uma década, a arrecadação anual era de aproximadamente R$ 120 milhões.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Segundo a Netflix, "Sintonia" é a série brasileira mais vista da plataforma. A trama, que narra a história de três amigos que moram em uma favela fictícia de São Paulo e tomam caminhos diferentes na vida, é baseada em uma ideia original de KondZilla.