O que é síntese e analise na filosofia?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Síntese é o processo que permite produzir uma determinada substância partindo-se, em geral, de substâncias mais simples. Análise é o processo que permite determinar a estrutura da molécula de uma dada substância.

A palavra síntese logo remete ao significado do termo. Uma síntese é um resumo que contempla as principais ideias ou a essência de algo. É possível, portanto, fazer uma síntese de um filme, de uma série, de uma novela, de um livro, de um artigo ou de um trabalho acadêmico, por exemplo.

A síntese é, neste sentido, condição de possibilidade do conhecimento dos objetos da experiência e tem sua origem na capacidade de espontaneidade do sujeito transcendental. Deste modo, tal ato de síntese não pode ser derivado da experiência, pois esta condiciona aquela.

Passo-a-passo para fazer uma síntese

  1. Leia atentamente o texto que irá sintetizar.
  2. Sublinhe as principais ideias do autor.
  3. Conecte as ideias do texto.
  4. Faça a indicação bibliográfica.

O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

A forma correta é análise. As palavras da mesma famíla de análise escrevem-se com s, como analisar, analisado, analisável, analisador e analisando.

Entrar em análise é mudar de posição subjetiva, a pessoa para de se queixar de seu cotidiano e passa a se entender em uma "Outra Cena".

Fazer a síntese de um texto significa reproduzir, em poucas palavras, o que o autor disse de forma ampla e mais cheia de detalhes no texto original. O objetivo é captar a ideia central desse texto, deixando de lado as ideias secundárias, para apresentar ao leitor somente o essencial.

São características da síntese a identificação das diferentes fases de desenvolvimento do texto, a ausência de expressão ou frase completa do material original, a exposição das principais ideias de um texto maior em um texto menor ou de vários textos em um só e o enfoque apenas em elementos essenciais do texto original ...

A principal diferença entre a síntese e o resumo são as dimensões dos textos. A síntese é menor que um resumo e pontua estritamente o essencial e necessário para a compreensão do texto original.

A estrutura da síntese deve conectar as ideias principais do texto. Para isso, coesão e coerência textual são essenciais para que seu trabalho fique claro e objetivo. O ideal é escrever o texto com introdução, desenvolvimento e conclusão.

O que é uma síntese crítica
A ideia aqui é simples, descrever partes do texto original e fazer críticas diretas ao mesmo. Trechos da obra em questão podem e devem ser usados. O primeiro passo para realizar esse tipo de síntese é que o aluno leia atentamente o texto original.

Sinônimo de síntese

  1. Resumo: 1 resumo, sinopse, sumário, súmula, apanhado, condensação, resenha, breviário, sintomia, bosquejo, compêndio.
  2. Reunião que forma um todo: 2 reunião, associação, composição, soma, fusão, justaposição.
  3. Que funciona como exemplo: 4 exemplo, símbolo, concentração, epítome.

Características do conhecimento filosófico
Crítico: todas as informações devem ser profundamente analisadas e refletidas antes de serem levadas em consideração; Especulativo: as conclusões são baseadas em hipóteses e possibilidades, devido ao uso de um conhecimento teórico puro.

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

3 – Conhecimento filosófico
É um conhecimento pragmático cujo principal objetivo é encontrar explicações para os fenômenos aos quais estamos sujeitos. Alguns exemplos de conhecimento filosófico são questões referentes à existência ou não da vida após a morte ou à razão de estarmos aqui.