O que é sinóticos na Bíblia?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

Os Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas são chamados de "Sinóticos" (do grego syn , "juntos", e opsis , "visão") em virtude das semelhanças que apresentam em sua narrativa, linguagem, conteúdo, estrutura e outros elementos.

Por que João não é considerado um Evangelho Sinótico? O Evangelho de João não é contato entre os Sinóticos porque sua narrativa é bem diferente quando comparada aos outros três Evangelhos. Isso significa que a maioria dos acontecimentos registrados em João não aparece em Mateus, Marcos e Lucas.

É mais ou menos isso que acontece com os evangelhos sinóticos. Existem quatro evangelhos canônicos, a saber, Mateus, Marcos, Lucas e João.

Os Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas são chamados de "Sinóticos" (do grego syn , "juntos", e opsis , "visão") em virtude das semelhanças que apresentam em sua narrativa, linguagem, conteúdo, estrutura e outros elementos.

Significado de Sinótico
adjetivo Relativo à sinopse, ao relato breve de algo: panfleto sinótico do espetáculo.De modo resumido; sinóptico, sintético: conteúdo sinótico. substantivo masculino plural [Religião] Nome dos Evangelhos de São Mateus, de São Marcos e de São Lucas. Etimologia (origem da palavra sinótico).

Os sinóticos apresentam um Jesus como sendo o Filho do Homem, o maior de todos os Profetas, Salvador, Messias esperado e anunciado no Antigo Testamento.. João mostra um Jesus que vem da parte de Deus para revela a plenitude divina, e que ele sendo filho de Deus tem condições de realizar esta missão.

Os Evangelhos do Novo Testamento, quatro relatos sobre a vida de Jesus aceitos por todas as igrejas cristãs, tradicionalmente são atribuídos a dois dos Doze Apóstolos (Mateus e João, filho de Zebedeu), a um companheiro do apóstolo Pedro (Marcos) e a um colaborador de São Paulo (Lucas).

Isso se deve provavelmente ao fato de que o público alvo de João — os membros da Igreja que já tinham um entendimento sobre Jesus Cristo — era incontestavelmente diferente do público alvo de Mateus, Marcos e Lucas. Dos sete milagres relatados por João, cinco não foram registrados em nenhum outro evangelho.

Os evangelhos trazem através de seus relatos individuais uma única mensagem, as boas novas de salvação em Jesus Cristo e seus registros combinados declaram o significado completo de Cristo.

Para o estudo dos evangelhos, utilizaremos como fonte a Bíblia de Jerusalém. Atualmente conhecemos mais de 2000 manuscritos gregos em pergaminhos, que nos dão os textos dos evangelhos Sinóticos, que datam entre o século IV e XIV.

A Igreja está espalhada por todo o mundo e o mundo tem quatro regiões e, portanto, convém que existam apenas quatro evangelhos, como existem quatro pontos cardeais”.

Evangelhos canônicos são considerados os únicos escritos inspirados verdadeiramente por Deus. Estes quatro Evangelhos fazem parte de todos os catálogos antigos das Escrituras gregas cristãs, não existindo a menor dúvida quanto à sua legitimidade oucanonicidade.

João foi o último a escrever o seu Evangelho.

É o mais antigo dos quatro Evangelhos canônicos, escrito ao final dos anos de 60 d.C.