O que é sinonímia e Antonimia?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Quando o sentido de uma palavra for semelhante, a relação de sentido é chamada de sinonímia, e as palavras são sinônimas. Os sinônimos podem ser perfeitos (significado igual) ou imperfeitos (significado próximo). Quando o sentido for oposto, a relação é chamada de antonímia, e as palavras são antônimas.

Sinonímia é a relação que se estabelece entre palavras de sentidos semelhantes. Vale destacar que há semelhança de sentido, não igualdade de sentido. As palavras que apresentam significados parecidos são chamadas de sinônimas.

2-Palavras Antônimas. São antônimos os vocábulos que, além de diversos na forma, são opostos quanto ao significado. Exemplos: sim e não; amor e ódio; prazer e desgosto; tudo e nada; fraco e forte.

Apenas considera dois tipos de sinonímia: as totais e as parciais.

Sinonímia estuda os sinônimos; antinomia, os antônimos; paronímia, as palavras similares na grafia, com significados diferentes (mal/mau, por exemplo); e por fim, homonímia, que estuda palavras com grafias idênticas e significados diferentes (banco - assento/banco - instituição financeira).

A sinonímia frasal ocorre quando uma frase pode ser reescrita com outras palavras sem alteração de sentido, enquanto antonímia frasal acontece quando o conteúdo de uma frase ou oração está em conflito com o de outra.

A Antonímia é a área da Semântica responsável por estudar as palavras que são antônimas. Essas palavras possuem significados exatamente contrários uma da outra.

Os sinônimos são palavras que, empregadas em um mesmo contexto, têm os seus significados muito semelhantes e, por isso, eles colaboram para que a repetição não aconteça em excesso e empobreça o seu texto.

1. Contradição entre proposições, princípios ou ideias . 2. [ Jurídico, Jurisprudência ] Contradição entre leis (e, por extensão, entre pessoas ou coisas).

bonito, belo, lindo, airoso, gato, bem-parecido, bem-apanhado, bem-apessoado, bem-feito, deslumbrante, encantador, charmoso, atraente, donairoso, elegante, divino, divinal, perfeito, formoso, bem-composto, bem-proporcionado, bem-lançado, bem-conformado, catita, guapo, garboso, galhardo, gracioso, pulcro, venusto, ...

Os antônimos são palavras que têm entre si uma relação de significado oposto, contrário. Veja: Exemplo: Eu estava sentindo muito calor.

Antônimo de aprender

  1. desaprender, desconhecer, ignorar, dessaber, desestudar, desensinar. Contrário de memorizar:
  2. esquecer, deslembrar, perder, obliterar, olvidar, pular, desmemoriar. Contrário de estudar:
  3. ensinar, lecionar, explicar, instruir, formar, educar, orientar, doutrinar, habilitar, ministrar.

Sinonímia: a sinonímia ocorre quando um mesmo táxon recebe denominações distintas de autores diferentes; como um táxon só pode ter uma denominação válida, há leis dentro da Código de Nomenclatura Botânica que determinam qual nome será validado e qual será uma sinonímia.

sinonímia

  1. [ Linguística ] Relação semântica entre duas ou mais palavras com o mesmo significado.
  2. [ Linguística ] Conjunto de sinónimos .
  3. [ Linguística ] Uso ou estudo dos sinónimos .
  4. 6. [ Retórica ] Figura pela qual se repete a mesma ideia por meio de sinónimos . =

Sinônimo é uma palavra de origem grega (syn + ónyma) que significa “com + nome”. De maneira geral, podemos dizer que os sinônimos são palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito próximos.

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Texto é um conjunto de palavras e frases encadeadas que permitem interpretação e transmitem uma mensagem. É qualquer obra escrita em versão original e que constitui um livro ou um documento escrito. Um texto é uma unidade linguística de extensão superior à frase.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.

A palavra animal é um hiperónimo de cão, gato, leão, tigre, elefante, girafa, rinoceronte, etc. Ou ainda, a palavra vestuário é um hiperónimo de camisa, calças, t-shirt, saia, casaco, cachecol, etc.