O que é sinistro recuperado no documento?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Como te explicamos, o termo sinistro recuperado indica que o problema sofrido pelos danos foi resolvido. Ele aparece no documento do veículo para indicar essa situação e também o fato do seguro do automóvel ter sido acionado para solucionar o problema.

- Na parte inferior da documentação do veículo, aparece a informação “sinistro/recuperação”, o que indica que o carro teve alguma ocorrência, passou pela seguradora e foi recuperado; - Observar a lataria do carro.

Tipos de sinistro: mas o que é sinistro?

  • Pequena monta. Em primeiro lugar, temos os sinistros de pequena monta, aqueles que resultam de pequenos acidentes ou batidas. ...
  • Média monta. Por outro lado, os sinistros de média monta acontecem quando há um acidente mais grave, onde o carro sofre danos consideráveis. ...
  • Grande monta.

Após sofrer um sinistro, o carro será reparado após o pagamento da franquia. Depois desse conserto, ele será considerado um carro recuperado. Isso basicamente indica que ele passou por consertos ou que foi encontrado após um roubo ou furto.

E quem vai comprar o veículo precisa ter atenção às fraudes porque veículos sinistrados perdem de 30 a 40% do valor da tabela. Além disso, é comum seguradoras recusarem carros sinistrados, visto que há chances de apresentarem novos problemas e exigirem outra indenização.

Já sabemos que um carro recuperado de financiamento é aquele cujo comprador original não teve condições de pagar e, por isso, a instituição financeira assegurou a sua propriedade perante o bem. Então, para recuperar o dinheiro, a financiadora promove leilão desse tipo de veículo.

Consultando no site do Detran
Para consultar as condições do veículo, basta ter em mãos a placa e o número do chassis do veículo, entrar no site do Detran do seu estado e procurar por “Consulta veículos sinistrados”. A má notícia é que esse serviço só está disponível no Detran de alguns estados.

Feito o pagamento da indenização ao dono, o carro passa a ser chamado de sinistrado e é aí que mora uma grande oportunidade. Os automóveis que foram furtados ou roubados e são recuperados posteriormente podem ir a leilão.

A maioria das seguradoras reservam o direito de não aceitar o veículo sinistrado, mesmo que o proprietário tenha um excelente histórico no trânsito entre outros fatores positivos para a contratação de um seguro.

A origem da palavra remete para o lado esquerdo, ou para um indivíduo que é canhoto. Como a grande maioria das pessoas usa a mão direita, quando tentam cumprir alguma tarefa com a mão esquerda o resultado não é positivo. Por esse motivo, a palavra começou a ganhar o sentido de "desastrado" ou "desvantajoso".

Tem como cancelar um sinistro? Após a abertura do sinistro, a seguradora tem até 30 dias para fazer as análises necessárias para o pagamento da indenização. Durante esse período, é possível cancelar a ação, desde que a seguradora aceite o procedimento.

Pequena monta: quando um automóvel é danificado, mas tem suas peças ou partes afetadas reconstruídas e volta a circular sem necessitar de um inspecionamento de segurança, considera-o como sinistro de pequena monta. Este é pontuado de 0 a 20, portanto, não será apresentado no documento.

'Sinistro' é um acidente que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado e, por isso, o termo está presente na apólice do seguro. Não importa a forma do acontecimento, se de maneira súbita, involuntária ou imprevista.

Como vimos, existem dois tipos de sinistro: o sinistro com perda parcial e o sinistro com perda total.