O que é síndrome de torre?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Síndrome de Tourette é uma doença relacionada à saúde mental e neurológica onde acontece um comprometimento psicossocial, causando um impacto na vida dos portadores e familiares. Comumente aparece associada a uma variedade de problemas emocionais e de comportamento.

A chamada síndrome de Gilles de La Tourette, ou simplesmente síndrome de Tourette (ST), é um transtorno típico da infância e adolescência manifestando-se com tiques. Vale mencionar que os tiques isolados podem aparecer em muitas crianças e adultos sem que se caracterize o diagnóstico de síndrome de Tourette.

Mas, voltando aos tiques transitórios, eles podem incluir:

  1. Piscar, franzir o nariz ou fazer careta;
  2. Sacudir ou bater a cabeça;
  3. Estalar os dedos;
  4. Ficar tocando coisas ou pessoas;
  5. Tossir, grunhir ou cheirar;
  6. Repetir um som ou uma frase – inclusive obscenidades e palavras / expressões ofensivas.

Não. Mas, uma grande parcela de indivíduos diagnosticados com síndrome de Tourette podem ser autistas. Acredita-se que 85% dos pacientes que têm síndrome de Tourette podem apresentar outra questão concomitante, como transtorno obsessivo compulsivo, transtornos do espectro autista, entre outros.

A síndrome de Tourette é diagnosticada depois que as pessoas têm... leia mais ). Os tiques começam antes dos 18 anos de idade (tipicamente entre os 4 e 6 anos); a gravidade deles aumenta e alcança um pico por volta dos 10 a 12 anos e diminui durante a adolescência.

Resumidamente, é como se determinadas células cerebrais da pessoa — chamadas neurônios motores — ficassem “confusas” sobre a coordenação desses movimentos. Contudo, a pessoa não consegue evitar tais gestos ou palavras porque esse controle deveria ser realizado, de forma automática, pelo próprio cérebro.

A Terapia Cognitivo-Comportamental e os medicamentos psiquiátricos são as formas de tratamento mais eficazes em casos graves. O grau de gravidade do transtorno é medido conforme a vida da pessoa é afetada pelos sintomas. Por exemplo, se ele levá-la ao isolamento social ou à depressão o quadro é considerado grave.

A Síndrome de Tourette não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento adequado. O tratamento deve ser orientado por um médico (neurologista ou psiquiatra), envolvendo medicação e psicoterapia (para crianças e adultos).

Para que seja realizado o diagnóstico da síndrome de Tourette é necessário uma boa avaliação clínica, visto que esse diagnóstico é essencialmente clínico. O médico que realiza esse diagnóstico deve ser um especialista em neuropediatra ou psiquiatra especializado.

Portanto, se você ou algum familiar seu tem tiques ou Síndrome de Tourette, marque uma consulta com Neurologista especialista em Distúrbios do Movimento.

Os tiques também podem ser classificados como simples ou complexos. Tiques motores simples são movimentos como contrair o nariz, piscar os olhos, sacudir a cabeça ou os ombros. Tiques motores complexos são aqueles em que ocorre uma série de movimentos na mesma ordem.

Os tiques são movimentos e/ou sons breves, súbitos e repetitivos que aumentam com o estresse, ansiedade, transições ou agitação. Os tiques ocorrem com maior frequência em crianças e adolescentes, sendo os meninos mais afetados que as meninas.

Por que quem tem Tourette fala palavrão? Nosso cérebro tem uma estrutura conhecida como “gânglios de base”, que os pesquisadores acreditam ser mais antiga em termos evolutivos. Esses gânglios estão ligados à emoção (a coisa é um pouco mais complicada do que isso!), mas também ao controle de alguns movimentos.

Sintomas de síndrome de Tourette
Eles incluem piscar, franzir a testa, contrair os músculos da face, balançar a cabeça, contrair em trancos os músculos abdominais ou outros grupos musculares, além de movimentos mais complexos que parecem propositais, como tocar ou bater em objetos próximos.

A capacidade de dirigir com Síndrome de Tourette pode variar de pessoa para pessoa. Em alguns casos, os sintomas podem ser controlados o suficiente para permitir a condução segura.

O Projeto de Lei 206/21 determina que as pessoas com síndrome de Tourette sejam consideradas pessoas com deficiência para todos os fins legais.

A Síndrome de Gilles de la Tourette (SGT), caracterizada pela presença de tiques motores e vocais, apresenta elevada associação com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Na base dos tiques, existem disfunções neurológicas que envolvem alterações no neurodesenvolvimento, em neurotransmissores cerebrais e a genética. Na síndrome de Tourette, o componente genético é bastante importante, mas ainda não se conseguiu localizar um gene que explique a síndrome.

Segundo Ana Hounie, psiquiatra e colaboradora do PROTOC do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC FMUSP), estima-se que o TOC afeta 2% da população. Já a síndrome de Tourette, 1%.

Aspectos neurobiológicos da síndrome de Tourette
Os mecanismos neurais da ST são complexos e ainda não totalmente conhecidos, mas algumas pesquisas mencionam que ela se manifesta por disfunções no circuito córtico-estriado-tálamo-cortical e pela hiperexcitabilidade em áreas motoras corticais (Draper et al., 2014).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é rara e atinge 1% da população.