O que é síndrome de Highlander?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Eles se dizem portadores da rara Síndrome de Highlander - na qual o indivíduo permanece a vida toda com a mesma aparência de quando era criança.

A sequência de Pierre Robin, também conhecida como síndrome de Pierre Robin ou simplesmente sequência de Robin, é uma condição em bebés caracterizada por uma mandíbula menor que o normal, uma língua que se retrai de volta para a garganta e dificuldade em respirar.

Na verdade, os amigos Vinícius Carlosso e Klismam Silva, respectivamente donos dos perfis @vinidmenor e @menor_revoada no Instagram, são adultos e habilitados. Eles se dizem portadores da rara Síndrome de Highlander - na qual o indivíduo permanece a vida toda com a mesma aparência de quando era criança.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

A síndrome de Hutchinson-Gilford (HGPS) conhecida também, por algumas pessoas, como doença de “Benjamin Button” (em homenagem ao filme 'O Curioso Caso de Benjamin Button'), é uma doença estritamente genética rara e fatal. Ela foi estudada em 1886 pelo médico inglês Sir.

Pensa-se que, hoje, Sammy é o doente com progeria mais velho do mundo, entre os 119 que vivem esta doença. Tem 23 anos e, embora não tenha saúde plena — ainda no início de fevereiro foi operado ao coração —, é hoje um adulto produtivo.

A síndrome de Hunter ou mucopolissacaridose tipo II ocorre devido a deficiência da enzima iduronato – 2 sulfataze, de acordo com estudos internacionais sua incidência é de até 1:320.000 nascidos vivos, apesar de não ter dados sobre sua incidência no Brasil, sabe-se que é uma doença bem diagnosticada1.

Ictiose arlequim é uma doença cutânea congênita grave, autossômica e rara, caracterizada por ressecamento excessivo da pele e hiperqueratose.

Provoca surdez profunda de nascimento e retinose pigmentar, cegueira noturna com perda de equilíbrio. Provoca surdez leve a moderada, não progressiva com retinose pigmentar no início na puberdade, cegueira noturna e com perda de equilíbrio na maioria dos casos na fase adulta.

Você já ouviu falar na polineuropatia amiloidótica familiar (PAF), também chamada de paramiloidose? Esta condição hereditária degenerativa que atinge cerca de 5 mil brasileiros é considerada uma doença rara — como são definidas as patologias que afetam menos de 65 indivíduos a cada 100 mil habitantes.

No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 13.693/2018. Considera-se doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada grupo de 100.000 indivíduos, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos.

Acompanhe a história de Klismam Silva: o influenciador de sucesso que nasceu com déficit do hormônio do crescimento. Ele já tentou um tratamento para crescer e tomou injeções diariamente durante três anos, mas não obteve o resultado esperado.

Porém, mesmo com todas as conquistas da ciência, algumas enfermidades permanecem sem cura conhecida, como acontece com o lúpus, o Alzheimer e a fibromialgia.

O primeiro registro que se tem sobre uma doença data de 1350 antes de Cristo. É a lepra! No Brasil, também é chamada de hanseníase.

De acordo com Ashley Grossman, professora de endocrinologia da Universidade de Oxford, os tumores pituitários podem impedir as pessoas de envelhecer.

Mais sobre o assunto
A progéria faz com que o corpo do menino cresça mais rápido do que deveria. Geralmente, quem tem essa rara condição genética tem expectativa de vida de apenas 13 anos. No entanto, apesar das críticas à aparência e baixa expectativa de vida, os pais da criança estão muito felizes com o nascimento.