O que causa a Síndrome da Cabeça Explosiva?

Perguntado por: smartins . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 3 votos

Um atraso na redução da atividade da formação reticular durante o ciclo de vigília-sono, resultando em um aumento da atividade nos neurônios aferentes (ou sensoriais).

Você pode sofrer da 'síndrome da cabeça explodida' Você já despertou durante o sono ouvindo algum barulho abrupto e depois percebeu que ele foi imaginário? Conhecido como “síndrome da cabeça explosiva” , o distúrbio foi apelidado assim em 1988 pelo neurologista J.M.S. Pearce.

Descrição. A epilepsia é uma disfunção neurológica causada por uma descarga elétrica anormal e excessiva do cérebro, que interrompe temporariamente sua função habitual, provocando alterações súbitas e involuntárias no comportamento, no controle muscular, na consciência e/ou na sensibilidade do indivíduo.

De pé ou sentado, coloque as mãos atrás da cabeça. Abaixe suavemente o queixo em direção ao peito e feche os cotovelos ao redor do rosto. Use a tensão de suas mãos e braços para puxar a coluna cervical, mantendo a coluna torácica reta. Sinta um alongamento da base do crânio até as vértebras da cervical.

Pessoas que sofrem de Fonofobia têm medo de barulho, e esse fenômeno é reconhecido como um distúrbio de ansiedade que está relacionado ao som alto e não um transtorno auditivo.

Outras causas incluem lembranças traumáticas, alterações genéticas hereditárias, comprometimento do tálamo (estrutura cerebral importante na regulação da consciência e sono-vigília), consumo excessivo de substâncias estimulantes e uso de internet.

O zumbido, também conhecido como tinnitus ou tinido, é definido como um som nos ouvidos ou na cabeça sem a presença de uma fonte externa. Ele não é uma doença, mas sim o sinal de que alguma coisa está errada.

O zumbido no ouvido é caracterizado pela sensação de ouvir sons que não existem, sendo considerado um problema sério de saúde que, muitas vezes, é ignorado por quem o sente, o que é, de longe, a pior atitude, pois pode acarretar em inúmeras complicações, como a ilustrada na pesquisa da universidade norte-americana”, ...

Ao ouvir alguns tipos de barulho, o corpo libera uma descarga de neurotransmissores que resultam em alguns sintomas, entre eles as reações emocionais, como raiva, ansiedade e irritação, ou até reações físicas, como taquicardia e agressividade.

Mas geralmente as causas do acufeno são as seguintes: exposição a sons altos; perdas auditivas; danos na cabeça; infecção auditiva; efeito secundário de meditação; estresse.

No espiritismo, a paralisia do sono consiste no desligamento espiritual parcial e temporário do corpo físico. Essa experiência prepara a alma para ter acesso ao plano astral, no qual por alguns instantes ou horas o espírito pode deixar seu habitat natural e depois retornar.

As “convulsões” emocionais são uma manifestação conversiva. Pessoas que não conseguem expressar seus sofrimentos por meio da fala os expressam por meio de sintomas orgânicos no próprio corpo. Algumas pessoas o fazem por meio de manifestações que imitam as convulsões da epilepsia .

As pontadas na cabeça tipo choque estão associadas, principalmente, a dois tipos de dores de cabeça: a cefaleia tensional e a cefaleia idiopática em punhaladas (CIP). A cefaleia tensional é uma dor de cabeça relacionada à tensão nos músculos, como na nuca e pescoço, e que consequentemente afeta o crânio.

A epilepsia é mais um sintoma do que a causa da disfunção cerebral e sua característica mais comum é a convulsão. As crises epilépticas podem causar alterações no cérebro, bem como alterações cognitivas e neuropsicológicas. As funções cognitivas mais afetadas pela epilepsia incluem memória, aprendizagem e linguagem.

Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos. Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.

A maioria dos casos são idiopáticos, ou seja, não se sabe a causa específica da nevralgia. No entanto, podem surgir pela compressão de um tumor ou vasos malformados. Outra causa também relativamente comum poderá ser provocada pelo vírus herpes zóster.

O remédio mais usado para combater a dor de cabeça forte é o analgésico, devido ao seu efeito de inibição da dor. Anti-inflamatórios não esteroides também podem ser indicados. Quando a causa da cefaleia tensional é a tensão muscular, o uso de um relaxante muscular por períodos curtos também pode ser útil.

A pessoa que sofre do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) pode desenvolver uma hiperacusia, na qual todo e qualquer barulho irrita essa pessoa. Isso ocorre porque, devido à ansiedade, ela já é uma pessoa que está à flor da pele.

A morte das células auditivas é lenta e irreversível. A partir dos 60 decibéis (o mesmo que uma conversa normal), o som já é suficiente para agredir o restante do organismo e também prejudicar o equilíbrio emocional.