O que é Síndrome Cervicobraquial?

Perguntado por: lazambuja . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

A cervicobraquialgia é uma condição de dor na região cervical que é distribuída pelos membros superiores, causada pela compressão nervosa na região cervical. Essa compressão pode ter várias causas, mas a causa mais frequente é a má postura.

Tratamento da cervicobraquialgia
Os tratamentos dependerão muito do diagnóstico realizado pelo especialista e podem ser de variados tipos, sendo os mais comuns a fisioterapia; a correção postural e exercícios com esta relacionados; as terapias manuais; a acupuntura e a cinesioterapia.

A crise de cervicobraquialgia pode durar de um mês a seis semanas, quando não tratada ela pode durar até dois meses. Quando a cervicobraquialgia é crônica, as dores são mais intensas e duradouras.

Para aposentar por invalidez a incapacidade precisa ser total e permanente, como no caso da cervicobraquialgia bilateral.

A principal causa da cervicobraquialgia está ligada à compressão de nervos na região cervical. Na coluna vertebral, existem diversas terminações nervosas que se ligam. De fato, cada parte dos membros superiores é suprida por um conjunto de nervos.

Cervicalgia é o nome comum às dores na coluna cervical, tendo por causa diferentes fatores tensionais, musculares, mecânicos, ou devido à compressão nervosa.

Os sintomas mais comuns da dor na coluna cervical ou torcicolo são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços. Muitas vezes associamos a alguma postura errada após dormir ou até mesmo mudanças de temperatura como o uso de ar-condicionado.

A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz. Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada.

O diagnóstico da cervicalgia é feito por um médico especialista em coluna, normalmente, ortopedista. Quando o paciente for à consulta, é importante não omitir detalhes do médico e falar das dores, das atividades do dia a dia, dos exercícios, etc.

Anti-inflamatórios: o uso de anti-inflamatórios não hormonais, como o diclofenaco, ibuprofeno e nimesulida é de praxe para dores agudas.

Em alguns casos, os relaxantes musculares podem ser usados em associação com analgésicos, como o carisoprodol que é comercializado em associação ao paracetamol e/ou a diclofenaco, encontrado com os nomes Torsilax ou Mioflex, por exemplo, sendo também suficiente para o alívio da dor.

Sedentarismo, esforços repetitivos, problemas dentários e velhice também são causas da cervicalgia. Além dessas origens, como mencionamos, é possível que a dor cervical seja sintoma de alguma doença.

Exames para identificar a cervicalgia
Quando necessário, o médico solicitará exames de imagem, também chamados de exames complementares. Os exames complementares mais usados para cervicalgia são radiografias e ressonância magnética. Portanto, exames radiológicos não subsituem a avaliação clínica.

Discopatia é a maior causa de dor na coluna
A doença do disco (discopatia) e suas consequências são a maior causa de dor na coluna.

Uma das doenças na coluna muito comuns é a cervicalgia, popularmente conhecida como torcicolo. Apesar de parecer inofensiva, a patologia pode afastar muitas pessoas do trabalho. Na sua fase crônica, ela pode ser o motivo do afastamento por mais de 15 dias, o que gera direito ao auxílio-doença.

CID M54 é o código para Dorsalgia, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID M54.5 – Dor lombar baixa (lombalgia)

Um nervo do pescoço inflamado pode causar uma série de sintomas, incluindo dor, dormência, formigamento e fraqueza. A compressão dos nervos do pescoço também pode gerar rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Sintomas da tendinite no ombro

  1. Dor intensa no ombro;
  2. Dor no ombro que irradia para o braço;
  3. Dificuldade em levantar o braço;
  4. Dor que piora à noite;
  5. Inchaço;
  6. Vermelhidão e sensação de calor;
  7. Formigamento no ombro.

Tontura cervicogênica
É uma condição médica que ocorre quando a região cervical afeta o sistema vestibular, que é responsável pelo equilíbrio e pela coordenação do corpo. Os sintomas da tontura cervicogênica incluem tontura, desequilíbrio, vertigem, náusea, visão embaçada, zumbido nos ouvidos e dor no pescoço.

Se algum dos seguintes sintomas acompanham a dor de pescoço, procure atendimento médico de emergência: Se houver um ferimento recente na cabeça e a pessoa se sente tonta, confusa ou vómitos. A dor no pescoço é acompanhada por dor de cabeça. Se associado a dor atrás de um olho.