O que é sinais de Rinopatia?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Rinopatia crônica é um termo genérico usado para descrever várias condições que afetam as vias respiratórias superiores, incluindo o nariz e os seios da face. Essas condições podem ser caracterizadas por sintomas persistentes, como obstrução nasal, secreção nasal, dor de cabeça, pressão facial e tosse.

A rinite crônica causa obstrução nasal e, em casos graves, formação de crostas, sangramento frequente e secreção espessa, com odor desagradável, cheia de pus do nariz. Descongestionantes podem aliviar os sintomas.

O desvio de septo nasal é uma condição que pode ocasionar obstrução nasal (sensação de nariz entupido), levando a pessoa a respirar pela boca, apresentar dificuldades para pegar no sono, roncos/ apneia, sono de má qualidade (fragmentado) irritabilidade e cansaço constante.

Essa condição pode ser causada por diferentes fatores, incluindo alergias, infecções, alterações hormonais, uso prolongado de descongestionantes nasais e outras condições que afetam as vias respiratórias superiores.

A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro. É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não.

A dor de cabeça não faz parte da lista de sintomas mais comuns da rinite, mas pode aparecer em alguns casos. Dependendo da pessoa, a rinite pode até mesmo favorecer crises de enxaqueca.

A rinite é uma condição causada pela inflamação do seio nasal, provocada por uma infecção, alergia ou irritação, ocasionando obstrução nasal e sintomas como falta de ar e coriza aquosa.

Por exemplo, a rinite alérgica pode ocasionar a chamada secreção pós-nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta, provocando tosse.

O clima seco está mais associado à desidratação das células, o que leva a uma menor fluidez do muco nasal e menor potência de umidificação do ar inalado, aumentando a chance de aderência dos vírus e bactérias na mucosa da via aérea superior.

A rinite alérgica não tratada é um fator de risco para o desenvolvimento de asma. Estudos demonstram que 80% dos pacientes com asma tem rinite e 30% dos que tem rinite tem asma. Ou seja, indivíduos com rinite tem grande chance de desenvolver asma.

O desvio de septo é considerado perigoso quando causa obstrução severa das vias aéreas, levando a complicações como apneia do sono, roncos intensos e infecções respiratórias recorrentes.

Em determinados casos, o desvio de septo pode causar problemas como: obstrução que consequentemente causa dificuldade para respirar; aumento da frequência de sangramento nasal; favorecimento de sinusite recorrente; dores e incômodos; ronco e até mesmo apneia do sono.

A cirurgia de correção do septo nasal é indicada quando o paciente tem sintomas como a obstrução nasal ou sinusites recorrentes. Essa série de crises ocorre porque o septo é desviado de um jeito que fecha as entradas e saídas de secreção dos seios da face.

A retinopatia diabética é uma consequência do diabetes, causada por níveis elevados de açúcar no sangue que destroem os vasos da retina, e que pode levar a cegueira se não for diagnosticada e tratada. Esse quadro pode progredir em qualquer pessoa que tenha diabetes tipo 1 ou 2.

A visão turva é um dos sintomas de retinopatia diabética mais frequentes e ocorre, habitualmente, na fase proliferativa da doença, quando a mácula possui edema e quando os neo-vasos se rompem e sangram para o vítreo. A hemorragia pode reaparecer e causar visão muito turva.

É possível tratar a retinopatia diabética? Sim, mas não há como curá-la ou revertê-la. Depois que o quadro está instalado, há tratamentos específicos com laser, medicamentos injetáveis, colírios de uso tópico e, dependendo da condição, até uma cirurgia pode ser recomendada.

4 – Frutas cítricas são bons alimentos para rinite
Desse modo, inclua na dieta limão, laranja e abacaxi, que se destacam por conter bromelina, uma substância que reduz a congestão nasal e a inflamação das vias aéreas.

Por esse motivo são os mais indicados para tratar a rinite alérgica.

  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex)
  • Fexofenadina (Allegra)
  • Levocetirizina (Zina ou Zyxen)
  • Loratadina (Claritin)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Bilastina (Alektos)