O que é simbologia na Bíblia?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Nas sagradas escrituras, os símbolos e tipos geralmente aparecem sob a forma de objetos literais e sempre denota alguma coisa diferente. Candelabro, oliveiras, árvores, pedras, animais selvagens, e pássaros são alguns exemplos de objetos usados como símbolo.

O símbolo assume na vida humana uma importância relevante, pois, sem ele, o ser humano não teria capacidade de comunicar toda a sua expressividade. Portanto, é natural perguntar o que é na verdade o símbolo. Ele é um sinal, mas um sinal com um sentido próprio. No símbolo, impregnam-se muitos significados.

  • ESCRITURAS E ARTES: FORMAS. SIMBÓLICAS RELIGIOSAS ESPACIAIS.
  • SAGRADO. SÍMBOLO. PROFANO.
  • ESTRELA. GUIA. GUIA. ESTRELA.

O Simbolismo foi um importante movimento literário do final do século XIX, marcado pelo pessimismo e pela visão subjetiva da realidade. Ilustração de Charles Baudelaire, poeta francês do século XIX que esteve dentro da estética simbolista. O Simbolismo foi um importante movimento literário do final do século XIX.

Significado de Simbólico
adjetivo Relativo ao símbolo, que serve de símbolo; que tem o caráter de um símbolo: a espada simbólica da lei. Demonstrado ou expresso por meio de símbolos, por oposição à linguagem formal; metafórico, alegórico: linguagem simbólica.

Os escritores simbolistas buscavam compreender diversos aspectos da alma humana, compondo obras que exaltassem a realidade subjetiva. De tal modo, é notório nas obras simbolistas a fuga da realidade, característica manifestada por uma linguagem expressiva, imprecisa e vaga.

O simbolismo é um movimento artístico que surgiu no século XIX e teve como principais características o subjetivismo, o espiritualismo, a religiosidade e o misticismo.

Movimento literário do fim do século XIX, o simbolismo propunha um retorno poético ao transcendente e às questões metafísicas abandonadas pela objetividade realista. Desenho de livros, papel, tinta e pena, símbolos que evocam o fazer literário.

Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus ou deuses.

O homem é um animal simbólico, que constrói sua existência pelas conjugações do “sensível” e do “intelectual”, expressas nas manifestações culturais, para atingir, por meio delas, sua tão almejada liberdade.

O uso de símbolos é uma das formas mais antigas de comunicação entre os seres humanos. Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos.

O «símbolo da fé» é, antes de mais nada, o símbolo baptismal. E uma vez que o Baptismo é conferido «em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»(Mt 28, 19), as verdades da fé professadas por ocasião do Baptismo articulam-se segundo a sua referência às três pessoas da Santíssima Trindade.

Os símbolos e os sentidos simbólicos dos objetos sacros da religião Católica são imensos e complexos, contudo os objetos que serão aqui estudados são: a Cruz, o Cálice, a Ambula ou Cibório, o Ostensório e o Sacrário.

Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.

O simbolismo religioso está ligado a uma questão cultural, econômica e política. Os símbolos dão sustentação ao sistema criado pela igreja católica que, com a sua estrutura simbólica congrega uma camada representativa da sociedade brasileira e, atende às necessidades da população sejam elas físicas ou espirituais.