O que é silogismo explique?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O silogismo é a estrutura básica de um argumento ou um raciocínio dedutivo, o qual é formado por três proposições que estão interligadas. Na filosofia, o silogismo é parte integrante da lógica aristotélica e está baseado na dedução. Ou seja, parte de afirmações verdadeiras para uma nova afirmação também verdadeira.

O silogismo completo deve ter exatamente três termos. O menor é ligado ao maior através do médio. Apenas dois termos, maior e menor, sem termo médio, não permitem a construção da conclusão. Quatro ou mais termos pecam por excesso e às vezes produzem confusão.

O silogismo é uma lógica criada por Aristóteles usada para argumentar e deduzir a veracidade de determinados termos e filosofias.

Aristóteles

Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido).

Uma premissa é uma proposição presente em um silogismo, o raciocínio feito com base em deduções. Assim, a premissa permite que se chegue a uma determinada conclusão através de um processo de dedução. Existe a premissa maior, que contém o termo maior, e que culminará na conclusão.

Significado de Premissa
Fato inicial a partir do qual se inicia um raciocínio ou um estudo; proposição: partiram da premissa de que toda criança tem direitos. [Lógica] As proposições, maior e menor, que completam um silogismo e a partir das quais se retiram os resultados ou conclusões.

1 argumento, dedução, raciocínio.

1.Um silogismo possui três termos (maior, menor e médio) e devem ter o mesmo sentido em todo o raciocínio: Todo leão é um mamífero. Algumas pessoas são de leão. Logo, algumas pessoas são mamíferos.

As três características fundamentais do silogismo, apontadas por Aristóteles, são: mediação, dedução e necessidade. Sendo assim, para chegar a uma conclusão é preciso usar a mediação para que o raciocínio seja utilizado. A dedução vem das proposições universais que permitem chegar a uma conclusão específica.

Todo homem é mortal = primeira premissa, a maior. Sócrates é homem = segunda premissa, a menor. Sócrates é mortal = conclusão.

Para que um silogismo seja válido, sua estrutura deve respeitar regras. Tais regras, em número de oito, permitem verificar a correção ou incorreção do silogismo. As quatro primeiras regras são relativas aos termos e as quatro últimas são relativas às premissas.

O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

A lógica é uma área da filosofia que visa estudar a estrutura formal dos enunciados (proposições) e suas regras. Em suma, a lógica serve para se pensar corretamente, sendo assim, uma ferramenta do correto pensar. Lógica tem origem na palavra grega logos, que significa razão, argumentação ou fala.

4 Tipos de argumentos

  • Argumento de autoridade.
  • Argumento indutivo.
  • Argumento por analogia.
  • Argumento dedutivo.
  • Tipos de argumentos inválidos.
  • Referências e leitura adicional.

A teoria celular tem três premissas básicas, são elas: Todo ser vivo é formado por células. Todas as atividades inerentes à vida acontecem nas células. Uma célula só se origina a partir de outra célula.