O que é silêncio pedagógico?
O conceito “Silêncio Pedagógico” denomina situações que remetem à pouca presença, nas práticas escolares, de temas relacionados aos aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais vinculados às atividades econômicas de grandes proporções.
O que é um aspecto pedagógico?
– São conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. – São separados das experiências dos alunos e das realidades sociais.
O que é o trabalho pedagógico?
Por trabalho pedagógico entende-se todo o trabalho cujas bases estejam, de alguma forma, relacionadas à Pedagogia, evidenciando, portanto, métodos, técnicas, avaliação intencionalmente planejadas e tendo em vista o alcance de objetivos relativos à produção de conhecimentos. (FERREIRA, 2010, online).
Qual o objetivo do silêncio?
O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós.
Qual é a função do silêncio?
O silêncio nos dá tempo para pensar, para sentir”, explica Guilherme Spadini. Com a palavra “autoconhecimento” tão em moda, é estranho pensar que muita gente não se dedica a algo tão simples – que é manter-se em quieto e em um ambiente sem ruídos por algum tempo.
Como deve ser a prática pedagógica do professor?
1 - A prática pedagógica deve ser condizente com o perfil profissional do educador: o professor deve pensar em como se sente mais seguro ao planejar (e realizar) uma aula. Não adianta falarem que o docente tem que fazer uma “aula show”, se ele é mais introspectivo.
Qual é o papel do professor na prática pedagógica?
É ele que acompanha o aluno, medeia o conhecimento, faz parte do processo pedagógico efetivamente. É ele que enfrenta as dificuldades de aprendizagem do aluno, as carências afetivas destes, e principalmente sabe como adequar os conhecimentos prévios dos educandos aos conteúdos curriculares da escola.
Quais são as cinco metodologias ativas?
Confira, a seguir, cinco metodologias ativas que você pode levar para a sua turma.
- Aprendizagem baseada em problemas.
- Aprendizagem baseada em projetos.
- Sala de aula invertida.
- Gamificação.
- Estudo de caso.
- Seja um especialista em metodologias ativas com os cursos:
Quais são os fatores pedagógicos?
Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares. Fatores como condições habitacionais, sanitárias, de higiene e de nutrição também são considerados determinantes para a aprendizagem do aluno na escola e fora dela.
Quais são as qualidades indispensáveis na prática pedagógica?
São qualidades indispensáveis na prática pedagógica a humildade, o gosto pela alegria e o gosto pela vida.
O que é pedagógico na escola?
São as práticas pedagógicas que irão guiar os estudantes até os objetivos de ensino e aprendizagem de cada sala de aula, mas também de encontro aos objetivos gerais, constantes no PPP da escola.
O que é o acompanhamento pedagógico?
O acompanhamento pedagógico pode ser definido como um modo de avaliação individual do desempenho pedagógico dos estudantes, ou seja, um plano de ação para alunos com baixo rendimento. O acompanhamento escolar oferece ao aluno uma atenção especializada, dando a ele exatamente o que precisa de modo personalizado.
Qual a diferença entre trabalho pedagógico e trabalho docente?
Nesta perspectiva, “trabalho docente” é aplicada para “[...] designar a ação desenvolvida por professores e alunos na aquisição de conhecimento sistematizado” (FRIZZO, 2008. Trabalho pedagógico: conceito central no trato do conhecimento da pesquisa em educação.
O que Freud diz sobre o silêncio?
A partir de uma concepção geral sobre o silêncio, chegaremos à concepção freudiana do silêncio como efeito da resistência. Promoveremos um desdobramento desta noção a partir de Lacan e Winnicott, ao propormos o silêncio como uma possibilidade de abertura do inconsciente e de trabalho psíquico.
O que diz a psicologia do silêncio?
O silêncio é um dizer que faz surgir um sentido, a saber, na pausa, nos intervalos, nas reticências. O sentido que se revela no silêncio diz respeito a um contexto, o qual atualiza a história do sujeito. Para a psicanálise esse contexto é o da análise, onde o silêncio anuncia o discurso do inconsciente.
Como manter o silêncio na sala de aula?
Manter sua mão levantada e fazer contato visual com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva um tempo para que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela funciona perfeitamente. Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o mesmo. Espere 5 segundos e abaixe o braço lentamente.
Como definir o silêncio?
Silêncio é a ausência total ou relativa de sons audíveis. Por analogia, o termo também se refere a qualquer ausência de comunicação, ainda que por meios diferentes da fala.
Quais são os tipos de silêncio?
Silêncio de Atenção: Consiste no silêncio que escuta, onde a pessoa está “toda ouvidos” para o outro. Silêncio de Resistência e Bloqueio Emocional: É o silêncio que exprime a dificuldade, o bloqueio do indivíduo em se expressar. Ele não sabe o que dizer, como começar; não sabe sequer se tem algo a dizer.
O que significa o silêncio na terapia?
O silêncio configura-se como uma forma de comunicação e não como ausência dela, sendo fundamental para o processo psicoterapêutico.
O que é um problema de prática pedagógica?
Quando o professor apresenta em sala de aula um problema que não possui uma solução pré-definida, a atividade exige que os alunos identifiquem e encontrem uma maneira de solucionar o impasse.
O que é uma prática pedagógica inclusiva?
A prática pedagógica inclusiva pressupõe a participação de todas as pessoas, envolvidas com a instituição escolar, tendo em vista, que o Projeto Político e Educacional é uma construção coletiva, que deve viabilizar o enfrentamento da exclusão de pessoas com deficiência.