O que é sílaba canónica e não canônica?

Perguntado por: ipereira7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

As sílabas canônicas são aquelas formadas por uma consoante e uma vogal (C + V), seguindo sempre essa ordem. As sílabas não canônicas não seguem essa disposição. Elas podem ser formadas somente por vogal (V) ou por vogal e consoante (V + C), entre outras opções, tal como acontece com os encontros consonantais.

* Padrão canônico: palavras cuja formatação se configura em consoante+vogal (GATO). **Padrão não canônicos: palavras suja formatação se configura em consoante+vogal+consoante (CANJICA); consoante + consoante + vogal (prato) etc.

As sílabas classificam-se em tônicas e átonas. Sílaba é um fonema ou grupo de fonemas que são pronunciados por uma única emissão de voz. A base das sílabas na Língua Portuguesa são as vogais (a - e - i - o - u). Sem vogais, não há sílaba.

As sílabas canônicas são aquelas formadas por uma consoante e uma vogal (C + V), seguindo sempre essa ordem. As sílabas não canônicas não seguem essa disposição. Elas podem ser formadas somente por vogal (V) ou por vogal e consoante (V + C), entre outras opções, tal como acontece com os encontros consonantais.

Pai: monossílabo. Papaia: pa-pai-a. Tipóia: ti-pói-a. Adequado: a-de-qua-do.

Algo como 'geralmente aceito', 'aceito como padrão' etc. Então, uma página com FAQ é uma lista de perguntas canônicas, nesse sentido mais amplo.

Dia tem duas sílabas: di-a. Na translineação, como a palavra é muito pequena, evita-se separar o a da sílaba di-. Note-se que neste caso, mesmo na pronúncia mais rápida, não se forma ditongo.

Consideramos obra canônica como sendo aquela que está inserida em uma determinada tradição cultural, tipicamente ocidental. Mesmo quando a obra contesta essa tradição, ela rompe com o passado recente e recupera o passado remoto de tal forma que a retomada da tradição está sempre em pauta.

Neste sentido, consideram-se obras não canônicas aquelas em que a narrativa volta-se, sobretudo, à compreensão dos processos da ciência, do fazer científico e dos dilemas envolvidos na prática da ciência (compreendida como prática sócio-cultural), diferentemente de obras de divulgação científica cuja centralidade ...

Trata-se claramente de um erro. No caso de uma, temos um dissílabo: u-ma. Quanto a ela, passa-se o mesmo: e-la.

A palavra sua tem duas sílabas gramaticais. Todavia, como é sabido, em contexto poético e para efeito da métrica de um verso, nem sempre as sílabas gramaticais correspondem às sílabas métricas.

Exemplos de palavras polissílabas com quatro sílabas

  • televisão (te-le-vi-são);
  • borboleta (bor-bo-le-ta);
  • esperança (es-pe-ran-ça);
  • enfraquecer (en-fra-que-cer);
  • política (po-lí-ti-ca).

A palavra “papai”, por exemplo, é formada por duas sílabas (dissílaba), sendo a segunda formada por uma vogal (a) e por uma semivogal (i). Não pare agora...

parabéns (pa-ra-béns); parede (pa-re-de); porteiro (por-tei-ro); sílaba (sí-la-ba).

As palavras lua e rua são constituídas por duas sílabas (pois as suas vogais não formam um ditongo) e podem ser separadas para translineação em ru-a e lu-a.

Polissílabas - palavras que têm quatro sílabas : borboleta , paralelepípedo ; Atividades : 1 ) Faça a separação silábica e classifique as palavras quanto ao número de sílabas.

Resposta verificada por especialistas. A palavra possui apenas uma sílaba, é monossílaba, não pode ser separada.

Vinagre (vinho + acre);

vinagre (vinho + acre);

- Leite (lei-te);