O que é significado patógeno?

Perguntado por: usampaio3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus.

No corpo humano, os agentes patológicos mais comuns que podemos citar são vírus, bactérias, fatores genéticos e fatores emocionais. Além disso, quanto às ocorrências de contaminações, são divididas nas seguintes categorias: pelo ar (doenças respiratórias);

As bactérias que causam doenças aos seres humanos são chamadas de patogênicas. Entre os exemplos, a Mycobacterium tuberculosis causa a tuberculose e a Escherichia coli causa cistite (infecção urinária). Elas fazem parte do grupo das “bactérias ruins”.

Vírus, bactérias e parasitas são agentes biológicos patogênicos, que causam doenças que podem se espalhar de peixe para peixe e de população para população. A virulência do patógeno, ou sua habilidade de causar doença, é o fator determinante da ocorrência ou não de doença.

Patógenos podem ser difíceis de detectar. Portanto, os testes de organismos indicadores são frequentemente usados como métodos adicionais para avaliar as condições de higiene de um produto ou ambiente de produção.

Nutrição das Bactérias
A grande maioria das bactérias é heterotrófica, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento e se nutrem de substâncias produzidas por outros seres vivos.

Entre os tipos fundamentais, podemos citar:

  • Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão.
  • Cocos: Bactérias de formato esférico.
  • Espirilos: Bactérias em forma de sacarrolha.

O que é uma doença patológica? Uma doença nada mais é do que uma manifestação patológica que acontece no organismo humano. Associada a sintomas específicos, a doença é, então, considerada como um processo patológico.

O grupo de bactérias patogênicas é dividido em 3 tipos diferentes, com base na composição da parede celular. As bactérias com parede celular rígida são as mais abundantes e costumam ser subdivididas em outros 3 subtipos: bacilos Gram-positivos, bacilos Gram-negativos e bacilos Álcool-ácido resistentes.

bacteriófagos

“Os bacteriófagos, como são chamados esses vírus, reconhecem e ligam-se a receptores presentes nas membranas bacterianas para introduzirem nelas seu material genético. Esses vírus utilizam a maquinaria de biossíntese das bactérias para se replicarem.

Os micro-organismos patogênicos são os responsáveis pelas doenças transmitidas por alimentos (DTAs) e pelas IRAS em ambientes hospitalares. Alguns deles, por exemplo, apresentam grandes danos à saúde do consumidor final e não podem ser identificados nem em pequenas quantidades em alimentos.

Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

As infecções bacterianas não são mais graves do que as virais ou vice-versa. Vírus e bactérias causam uma série de doenças que podem apresentar sintomas mais ou menos graves.

Um vírus patogênico tem que ser capaz de infectar e causar sinais da doença em um hospedeiro suscetível. No processo da patogênese viral podemos observar doenças mais severas ou mais brandas.

[ Medicina ] Que pode provocar uma doença (ex.: agente patogénico ; microrganismo patogénico ).

Em resumo, antígenos são substâncias que podem ser reconhecidas pelo sistema imunológico, enquanto patógenos são organismos que podem causar doenças. Um antígeno é um sistema para a criação de anticorpos para combater a infecção. Um patógeno é um agente infeccioso (ou gérmen).