O que é significado ambíguo?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

1 Que tem sentido duvidoso ou incerto; dúbio: Informação ambígua. 2 Que é vago, impreciso ou indefinido: Não quis se comprometer; deu respostas muito ambíguas. 3 Que é hesitante ou inseguro: Foi muito ambíguo em suas posições.

O termo ambíguo é um adjetivo de tipo qualificativo utilizado para indicar que algo, uma situação, ou alguém, uma pessoa ou animal, não é totalmente compreensível em seu comportamento ou em sua ação, assim como uma situação pode não ser totalmente clara ou específica sobre algo.

Os relacionamentos ambíguos ocorrem quando os dados representados por uma tabela ou dimensão podem ser visualizados em mais de um contexto ou função ou podem ser associados de mais de uma maneira.

A ambiguidade é a característica de uma palavra, expressão ou frase que tem duplo sentido ou que gera dúvida quanto ao seu significado.

A relação de CNAEs AMBIGUOS são considerados como PERMITIDOS E IMPEDITIVOS, pois dentro do CNAE existem atividades que são impeditivas e atividades que são permitidas a opção pelo Simples Nacional. Assim, a responsabilidade pela opção passa a ser exclusivamente do contribuinte.

Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra com dois sentidos diferentes, são geralmente engraçadas ou irônicas.

Figuras ambíguas são estímulos visuais que podem ser interpretados pelo cérebro de duas ou mais formas diferentes sem que haja qualquer intervenção na imagem inicial.

A ambiguidade ocorre quando falta uma informação fundamental para dar significado à realidade, ou seja, quando um estímulo ao nível sensorial pode gerar diferentes interpretações em termos de perceção e identificação.

A ambiguidade pode ser um vício de linguagem ou um recurso estilístico. Ela ocorre em enunciados que têm mais de uma interpretação possível, o que dificulta seu entendimento. A ambiguidade no enunciado causa mais de uma interpretação possível, gerando dúvidas a respeito do que se quis comunicar.

Dúbio significa também, vacilante, hesitante, que tem pouca firmeza, que não é determinado, que apresenta indecisão, que mostra receio. Por exemplo: Atitude dúbia. Dúbio é ainda aquilo que é difícil de definir, que não tem uma explicação clara, que não tem limites determinados.

A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. É preciso ficar atento às diferenças entre as palavras polissêmicas e palavras homônimas. Você sabe o que é polissemia? Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original.

Duplo sentido será usado sempre que a possibilidade de mais de uma interpretação for proposital. Algo produzido por quem criou a sentença, o enunciado. Por outro lado, a ambiguidade será usada sempre que a possibilidade de mais de uma interpretação for resultado de alguma construção linguística não intencional.

A ambiguidade é um recurso que é utilizado, na maioria das vezes, sem que haja uma intenção. Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado. Exemplo: O irmão de João esqueceu seu livro na escola.

O conceito de perda ambígua é o foco de interesse de Celina Daspett, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Família e Comunidade (Gepfac) da Unifesp. Foi criado pela doutora estadunidense Pauline Boss e designa o sentimento decorrente de uma situação na qual um ente querido está fisicamente e/ou psicologicamente ausente.

A versão IMBIGO não existe nos dicionários da língua portuguesa, apenas UMBIGO. Ei, pessoal! É muito comum ouvirmos das pessoas, principalmente de quem vive no interior, a palavra IMBIGO em vez de UMBIGO, aquela cicatriz que temos na barriga resultante do corte do cordão umbilical.

A palavra umbigo tem sua origem na palavra em latim umbilicu, sendo assim escrita com u na primeira sílaba: um-bi-go.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Eis alguns exemplos:

  1. “Você ia ficar muito sexy usando meu pijama. Quer desfilar pra mim depois? ...
  2. “Não consigo parar de rir de uma cena de sexo que acabei de ver aqui! — Tenho certeza que você e eu conseguiríamos fazer melhor!”
  3. “Não consigo parar de pensar em sacanagem. ...
  4. “Ei, estou tentando manter o foco aqui!

Entra duro e seco e sai macio e úmido. O que é? Um chiclete.