O que é significa templo?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Conforme o dicionário Caldas Aulete, templo significa “edifício público consagrado à divindade e ao culto religioso”.

Igreja, do latim ecclesia, é um templo cristão, é o local da pregação dos ensinamentos de Cristo, obedecendo os princípios da ética cristã. Igreja é o conjunto de fiéis unidos pela mesma fé e que celebram as mesmas doutrinas religiosas. Em sociologia Igreja é um grupo religioso organizado e institucionalizado.

10 sinônimos de templo para 1 sentido da palavra templo: 1 abadia, ádito, basílica, catedral, convento, igreja, mosteiro, presbitério, santuário, sé.

Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”.

Na semana anterior à Sua morte, Jesus voltou ao templo em Jerusalém mais uma vez e expulsou as pessoas que estavam comprando e vendendo coisas. Ele curou as pessoas que estavam sofrendo. Depois, foi ficar na casa de Lázaro, Maria e Marta.

Os templos são um local onde os membros da Igreja fazem promessas solenes e assumem compromissos com Deus. São também o local onde os mais sublimes sacramentos de fé ocorrem — o casamento e o “selamento” das famílias para toda eternidade.

No templo, aprendemos verdades importantes, participamos de ordenanças do sacerdócio (cerimônias sagradas) e fazemos convênios (promessas sagradas) com Deus que nos preparam para retornar à Sua presença. Podemos receber ordenanças do templo para nós mesmos e também para nossos antepassados.

Não restam dúvidas de que o templo é mais do que uma capela ou igreja, mais do que uma sinagoga ou catedral; é uma estrutura erigida como casa do Senhor, consagrada para a comunhão mais próxima entre o Senhor e o santo sacerdócio e devotada às ordenanças mais elevadas e sagradas.

O Apóstolo Paulo disse: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (…) O templo de Deus, que sois vós, é santo” (I Coríntios 3:16–17).

08/08/2022. “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” (I Coríntios, 6).

O Élder Robert D. Hales testifica que o Espírito não habita em templos impuros (Helamã 4:23–26).

templo de Jerusalém

O templo de Jerusalém era centro de romarias e peregrinações. Foi destruído pela força militar do império romano, sob o comando do general Tito Flávio, nos anos 70 do século I, e outra vez no ano de 135 da era cristã.

Evangelho do dia: Jesus cura um paralítico no templo de Jerusalém.

Todos os que são dignos e se qualificam sob todos os aspectos podem entrar no templo para realizar os ritos e ordenanças sagrados.

Em Nazaré, Jesus entrou numa sinagoga, o lugar de reunião da igreja judaica.

Desde o início, o Senhor ordenou a Seu povo que construísse templos — estruturas sagradas onde Ele pudesse ensinar, guiar e abençoá-los (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Templo, A Casa do Senhor”).

Os templos são espaços destinados às celebrações religiosas e às manifestações da fé. Têm significado especial para as diferentes religiões e grande importância histórica e arquitetônica.

Os membros da Igreja acreditam que os casamentos realizados nos templos são “selados”, ou abençoados para durar eternamente.

No Antigo Testamento, o templo era divido em três partes, sacerdócio, sacrifício e altar. Se eu quero ser um templo, devo ser sacerdote de Deus; o sacerdote tinha por ofício viver para Deus, então não significa que devemos fazer algo para Deus, nós devemos viver por Ele e para Ele 24h por dia.

Necessitamos desse corpo para nos tornar como o Pai Celestial. O corpo é tão importante, que o Senhor o chama de templo de Deus (ver I Coríntios 3:16–17; 6:19–20). Nosso corpo é sagrado. Por ser algo importante, o Pai Celestial deseja que cuidemos bem dele.