O que é significa Evangelhos sinóticos?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Evangelhos sinópticos é a denominação dada aos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas por conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes utilizando exatamente a mesma estrutura de palavras.

É mais ou menos isso que acontece com os evangelhos sinóticos. Existem quatro evangelhos canônicos, a saber, Mateus, Marcos, Lucas e João.

Esses dados nos permitem presumir que os seus destinatários eram sobretudo judeus convertidos à Fé Cristã, que decerto estariam familiarizados com as escrituras e com os hábitos israelitas.

Sinótico” significa “a mesma visão”. Os três primeiros evangelhos são chamados de sinóticos porque têm muitos elementos em comum. Cada um dos evangelhos sinóticos apresenta a história de Jesus de maneira parecida. Os três têm mais ou menos a mesma estrutura e têm várias histórias repetidas.

Para o estudo dos evangelhos, utilizaremos como fonte a Bíblia de Jerusalém. Atualmente conhecemos mais de 2000 manuscritos gregos em pergaminhos, que nos dão os textos dos evangelhos Sinóticos, que datam entre o século IV e XIV.

Os sinóticos apresentam um Jesus como sendo o Filho do Homem, o maior de todos os Profetas, Salvador, Messias esperado e anunciado no Antigo Testamento.. João mostra um Jesus que vem da parte de Deus para revela a plenitude divina, e que ele sendo filho de Deus tem condições de realizar esta missão.

Isso se deve provavelmente ao fato de que o público alvo de João — os membros da Igreja que já tinham um entendimento sobre Jesus Cristo — era incontestavelmente diferente do público alvo de Mateus, Marcos e Lucas. Dos sete milagres relatados por João, cinco não foram registrados em nenhum outro evangelho.

Lucas o último dos sinóticos a ser escrito, possuía duas fontes, a fonte chamada “quelle”= ditos de Jesus repetidos nas comunidades e conhecia os evangelhos de Marcos e Mateus, acrescentando suas características próprias e texto que julgava importantes para a comunidade (Ex a Parábola do filho prodigo só aparece em ...

Os Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas são chamados de "Sinóticos" (do grego syn , "juntos", e opsis , "visão") em virtude das semelhanças que apresentam em sua narrativa, linguagem, conteúdo, estrutura e outros elementos.

João foi o último a escrever o seu Evangelho.

evangelho de Lucas

Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto. O evangelho de Lucas foi escrito para convertidos não judeus e rastreia a genealogia de Jesus até Adão, fazendo dele uma figura universal.

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.

A explicação mais plausível quanto ao porquê da semelhança entre os evangelhos sinóticos é que todos são inspirados pelo mesmo Espírito Santo e foram todos escritos por pessoas que testemunharam, ou escutaram de primeira mão, esses mesmos eventos.

gentios, o Evangelho de Lucas foi escrito por um gentio para os gentios”4.

Marcos apresenta Jesus como o servo de Deus, que veio à terra a fim de cumprir as ordens do seu Pai. Lucas, por sua vez, o anuncia como o Filho do Homem, como forma de mostrar o lado humano de Cristo. Já João apresenta o lado divino de Jesus, chamando-o de Filho de Deus.

Lucas é o mais longo dos quatro evangelhos e o livro mais longo do Novo Testamento.