O que é significa afeto congruente?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O afeto é entendido a partir da análise das emoções do indivíduo em relação a sua fala e aos estímulos externos. Ele é avaliado sob 3 critérios: - Congruência: avalia se a emoção expressa está congruente com o conteúdo da fala do paciente. Neste aspecto, o paciente pode ser congruente ou incongruente.

-Incongruência afetiva: emoção ou afeto desvinculado do contexto (exemplo: rir após sofrer um acidente ou receber uma notícia ruim).

Em contraste, a regulagem emocional é definida como a habilidade relativa de tolerar aspectos dolorosos (a chamada tolerância de afeto), juntamente com a habilidade de reduzir o desgaste interior sem recorrer a mecanismos de defesa (chamada modulação de afeto).

Os 7 afetos fundamentais

  • Necessidade de buscar.
  • Necessidade de fuga.
  • Necessidade de luta.
  • Necessidade de sexualidade.
  • Necessidade de amor.
  • Necessidade de cuidar.
  • Necessidade de dominar.

O afeto é um sentimento de carinho por alguém, que se manifesta de várias maneiras, como amizades, namoros e relações familiares. Para a psicologia, a afetividade é a capacidade do ser humano de experimentar tendências, emoções, paixões e sentimentos.

OS SENTIMENTOS
Os afetos básicos (amor e ódio), além de manifestarem-se como emoções, podem expressar-se como sentimentos. Os sentimentos diferem das emoções por serem mais duradouros, menos “explosivos” e por não virem acompanhados de reações orgânicas intensas.

Na tradição psicopatológica distinguem-se 5 tipos básicos de vivências afetivas:

  • Humor ou estado de ânimo;
  • Emoções;
  • Sentimentos;
  • Afetos;
  • Paixões.

Demonstração de afeto é a forma como se expressa um carinho. É explicitar o afeto sentido através de um gesto, que pode ser um cafuné na cabeça, um beijinho na testa, um abraço, entre tantos outros. Não só humanos demonstram afeto. Já foi comprovado cientificamente que animais podem expressar afeição com suas ações.

afetuoso: caracteriza uma pessoa ou animal cujo comportamento é terno, afetivo. Exemplo: "Apesar de tímido, ele é muito afetuoso" (ou seja: "ele é uma pessoa que demostra afeto").» Resumidamente, pode afirmar-se que afetivo está mais associado a substantivo abstratos, e afetuoso, a nomes que denotam pessoas.

Pode ser caracterizada também como o desinteresse e a indiferença quanto às reações afetivas. Uma pessoa que sofre dessa condição demonstra dificuldades em expressar suas emoções e falta de estímulo na tomada de decisões.

Alguém que está carente do ponto de vista afetivo sente falta de uma maior proximidade com outras pessoas ou de demonstrações de carinho por parte de amigos, familiares ou cônjuges. Assim, surgem pensamentos como “não sou amado”, “ninguém gosta de mim”, “ninguém se preocupa comigo” e similares.

Hipotimia: é o humor modulado para baixo, triste ou deprimido. O paciente encontra-se hipotímico. Hipertimia: é o humor modulado para cima, patologicamente alegre, efusivo e eufórico.

A unidade afetivo-cognitiva é, portanto, expressão da relação entre atividade e consciência, ou melhor, expressão consciente da atividade do sujeito, que regula ao mesmo tempo essa mesma atividade, de modo que o vínculo sujei- to-objeto se constitua como imagem psíquica, como signo, como conceito, o qual funde ...

Embotamento afetivo é a perda de todo tipo de vivência afetiva. Ele é observável por pessoas ao redor, constatável por meio da mímica, da postura e da atitude do indivíduo. Geralmente a pessoa que sofre com embotamento costuma ser mais isolada e ter uma postura mais retraída.

Afeto é a base biológica das emoções e dos sentimentos. É algo mais genérico que engloba tudo o que sentimos. Nascemos com capacidade afetiva, e não só racional. Afetividade tem que ver com podermos sentir emoções e sentimentos.

O afeto negativo (AN) é formado por estados de humor aversivos, tais como raiva, culpa e medo (Watson, Clark & Tellegen, 1988).

Um afeto favorece, de maneira ambígua, esse relacionamento; na medida em que indica, ao mesmo tempo, tanto o estado da mente quanto o do corpo.