O que é SIG na administração?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O Sistema de Informações Gerenciais, é um método que torna disponível para a administração da empresas informações essenciais para o processo de tomada de decisão e dar maior suporte para que as funções de planejamento, controle e operação da organização possam ser executadas eficazmente, fornecendo informações sobre o ...

O sistema de informação gerencial fortalece o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garantindo uma estruturação de gestão diferenciada. Além disso, melhora o processo de tomada de decisões pelos gestores.

O objetivo de um SIG é fornecer informações para a tomada de decisões, ou seja, são sistemas que fornecem relatórios.

O objetivo do uso do SIG, Sistema de Informação Gerencial, é facilitar a gestão da empresa como um todo. Parece um desafio e tanto, e realmente é! Entretanto, em uma realidade como a que vivemos hoje, ter o domínio de diferentes informações e saber analisar dados coloca a sua empresa em uma posição privilegiada.

O que é um SIG? SIG é um sistema que processa dados gráficos e não gráficos (alfanuméricos) com ênfase a análises espaciais e modelagens de superfícies. Algumas definições: "Um conjunto manual ou computacional de procedimentos utilizados para armazenar e manipular dados georeferenciados" (Aronoff, 1989).

O GPS é o Sistema de Posicionamento Global (sigla derivada do inglês Global Positioning System), um instrumento que permite a localização de uma pessoa ou um objeto espacial a partir de suas coordenadas geográficas, latitude e longitude.

Um SIG fornece aos administradores, informações úteis para obter um feedback às operações empresariais. Realiza integração entre as diversas funções empresariais tais como compras, marketing, finanças, recursos humanos e produção, trocando informações, visando melhorar o sistema organizacional.

São vários os benefícios, que podemos definir como principais:

  1. 1 – Otimizar a gestão. ...
  2. 2 – Mais controle e agilidade nos processos. ...
  3. 3 – Mais qualidade de informações. ...
  4. 4 – Redução de Perdas. ...
  5. 5 – Melhoria na tomada de decisões.

Atualmente, o SIG é utilizado pela maioria das áreas da Coca-Cola Brasil. através de um compartilhamento rápido e eficaz das informações para todos os usuários. Ele é considerado a fonte oficial das informações relacionadas ao ambiente externo e pesquisa.

O SIG auxilia os executivos a consolidar o tripé básico da sustentação da empresa: qualidade, produtividade e participação. A qualidade não está somente ligada ao produto e serviço, mas também à qualidade de vida dos funcionários dentro da organização.

Neste contexto, consideremos o que chamaremos aqui de cinco etapas intermediárias entre desenvolvimento e a implementação de um SIG:

  1. Aquisição de Dados;
  2. Manipulação dos Dados;
  3. Análise das Informações;
  4. Gerencia de Produtos e.
  5. Tomada de Decisão.

Os SIGs são sistemas cujas principais características são: “integrar, numa única base de dados, informações espaciais provenientes de dados cartográficos, dados de censo e de cadastro urbano e rural, imagens de satélites, redes, dados e modelos numéricos de terrenos; combinar as várias informações, através de ...

Um SIG, enquanto ambiente computacional, é composto pela seguinte estrutura hierárquica: interface com usuário; entrada e integração de dados; funções de consulta e análise espacial; visualização e plotagem; e a gerência de dados espaciais (armazenamento e recuperação de dados).

O termo SIG, ou do inglês GIS (Geographic Information System), surge na década de 1960 nos Estados Unidos através de grupos acadêmicos que se formaram para o desenvolvimento de programas voltados aos sistemas de informação, onde foram desenvolvidas algumas aplicações específicas para a área de transportes através de um ...

Como implantar o SIG em sua empresa – Passos básicos
Todos os responsáveis devem ter acesso às informações, para que os setores responsáveis por cada etapa de cada processo consigam ver as demandas pelas quais são responsáveis e ter auxílio para gerenciar seu trabalho de forma correta.

Atualmente os 2 softwares SIG mais utilizados são o QGIS e o ArcGIS. O QGIS é um software livre, sendo que por causa disso, é o queridinho da grande maioria dos profissionais da área. O mesmo surgiu depois do ArcGIS, sendo que muitas de suas ferramentas são uma cópia escancarada de ferramentas do ArcGIS.

3.2 ESTRUTURA GERAL DE UM SIG
Interface com usuário; • Entrada e integração de dados; • Funções de consulta e análise espacial; • Visualização e plotagem; Armazenamento e recuperação de dados (organizados sob a forma de um banco de dados geográficos). Estes componentes se relacionam de forma hierárquica.

Tipos de sistemas integrados de gestão empresarial mais usados

  • ERP (Enterprise Resource Planning)
  • CRM (Client Relationship Management)
  • BI (Business Inteligence)
  • Sistema integrado de previdência.