O que é shampoo de Glicerina?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Proporciona uma limpeza suave e mantém a hidratação do couro cabeludo. Ajuda a manter os cabelos macios e saudáveis. Contém Glicerina e nutrientes essenciais. Possui pH neutro e é hipoalergênico.

Pode-se usar o shampoo Johnson's para lavar o rosto; contudo, Samantha adverte: isso não significa que ele seja melhor do que um sabonete facial específico, de linha dermatológica. Ele pode ser um substituto na função de limpeza, mas não vai ter o mesmo efeito no que diz respeito ao tratamento.

Se você está se perguntando o que torna a glicerina tão especial, aqui vai um motivo para começar: esse ingrediente de origem natural é famoso por suas propriedades umectantes e emolientes que ajudam a suavizar a pele. Por isso até os shampoos de glicerina, por exemplo, são perfeitos também para o banho dos bebês.

Para que serve a glicerina no cabelo? A glicerina é uma substância com propriedades emolientes, lubrificantes e umectantes – e é essa última que proporciona a mágica da glicerina no cabelo: os umectantes protegem a fibra capilar e impedem a perda da umidade, mantendo-a hidratada.

No cabelo, a glicerina pode ser usada para nutrir, ajudar a desembaraçar os fios e segurar a hidratação do cabelo. O composto orgânico tem um alto poder umectante, com aparência transparente e viscosa, sendo um ingrediente importante para muito produtos de cabelo.

Existe mais de uma forma de substituir o shampoo convencional. Você pode utilizar o shampoo em barra, encontrar um sabonete que seja adequado para o seu cabelo, usar bicarbonato de sódio ou lavar apenas com água. Algumas marcas fabricam sabonetes que podem ser utilizados no couro cabeludo e fios.

A glicerina pode ser utilizada como anticongelante. Também é usada como adoçante e como base na fórmula de fabricação de explosivos, tintas e lubrificantes. De um tempo para cá, também passou a ser usada em produtos para cuidados da pele e dos cabelos.

A glicerina no cabelo é comumente usada para fins de hidratação e definição dos fios. Como tem alta capacidade de hidratar a pele e o cabelo, é uma queridinha da indústria de cosméticos e está presente em vários shampoos, sabonetes e cremes.

Mas e aí, será que realmente é necessário um sabonete específico para a vagina? Na verdade não, sabonetes simples, neutro ou de glicerina por exemplo, evitam alergia e não alteram o pH da região. Como a pele da vulva e da vagina são sensíveis, essa é a indicação mais adequada.

Sabendo de sua ação hidratante e umectante, é fácil entender os diversos benefícios da glicerina para a pele: ao hidratar (e prevenir a perda de hidratação da pele), ela deixa sua pele macia e ajuda a repor e fortalecer a barreira cutânea da pele.

Granado Enxofre é um sabonete em barra, ideal para a limpeza do rosto que sofre com acne.

Produto de primeira! Cheirinho agradável, suave e duradouro. Gosto de usar também para lavar o rosto.

O Johnson's Baby Neutro é um shampoo desenvolvido especialmente para bebês e crianças. Sua fórmula exclusiva Chega de Lágrimas é tão suave para os olhos quanto água pura, além disso contém glicerina vegetal, é hipoalergênica, livre de corantes, parabenos e sulfatos, e tem pH balanceado.

Mas o uso do shampoo infantil por adultos deve ser restringido à sua ação demaquilante, pois o produto não traz nenhum benefício ao couro cabeludo e aos cabelos dos adultos quando utilizado para higienização dos fios, visto que existe uma incompatibilidade entre o pH do shampoo infantil e do couro cabeludo de adultos.

É preciso saber que existem dois tipos de glicerina, a vegetal e a bidestilada.

A glicerina é um composto que tem a propriedade de reter a umidade. Por isso, dá para usar a glicerina no cabelo como um ótimo umectante, por exemplo. Ela ainda tem funções hidrantes, emolientes, lubrificante e ainda forma uma espécie de camada protetora sobre o fio de cabelo.

Além de seu alto poder hidratante, o soro fisiológico também é um grande aliado na hora de desembaraçar os fios sem danificá-los. Afinal, ao repor a hidratação perdida pelos cabelos, este produto ainda diminui a sua fragilidade e, consequentemente, seu risco de quebra.

Uma boa dica é borrifar água nos fios, caso deseje utilizar a glicerina em dias bem secos e quentes. Assim, ela garante os benefícios da hidratação e umectação .

Separe duas colheres de uma máscara de hidratação, uma colher cheia de glicerina e uma colher rasa de óleo de rícino; Misture os ingredientes e aplique mecha por mecha no cabelo seco, antes de lavar; Deixe agir por duas horas; Em seguida, lave bem o cabelo com shampoo e finalize com o condicionador.

Acredita-se que o bicarbonato de sódio possa ajudar na limpeza do couro e dos fios de cabelo. Posto isso, ele também é capaz de remover os óleos naturais que protegem o couro e o cabelo, deixando-os ressecados.