O que é serviço não durável?

Perguntado por: lbarros2 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Já os serviços não duráveis são aqueles que desaparecem logo após o uso do objeto ou rapidamente com o tempo ou que precisem ser feitos constantemente, como por exemplo: poda de uma árvore, limpeza de uma piscina, transporte de uma mudança.

O que são bens duráveis
Bens duráveis são uma categoria de bens cujo uso não causa o imediato desgaste. Assim, são bens que podem continuar sendo utilizados em longo prazo, como veículos, imóveis, roupas, aparelhos eletrônicos.

Obs: Serviço durável é aquele que custa a desaparecer com o uso. A pintura ou construção de uma casa ou uma prótese dentária, são produtos duráveis. Serviço não durável é aquele que acaba depressa.... A lavagem de uma roupa na lavanderia é um serviço não durável pois a roupa suja logo após o uso.

Os bens de consumo podem ser duráveis quando possuem mais de dois anos de vida, como automóveis, móveis e eletrodomésticos. Podem ser semiduráveis quando possuem até dois anos de vida como calçados e roupas, ou não-duráveis quando têm uma duração pequena como alimentos, medicamentos e cosméticos.

Serviço durável é aquele que custa a desaparecer com o uso. A pintura ou construção de uma casa ou uma prótese dentária, são produtos duráveis. Serviço não durável é aquele que acaba depressa. A lavagem de uma roupa na lavanderia é um serviço não durável pois a roupa suja logo após o uso.

Todo produto, por lei, tem garantia, independente de ser oferecida ou não pelo fornecedor. É a chamada “garantia legal”: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis.

Entenda: bens duráveis: são aqueles utilizados por um longo período de tempo, com pouco ou nenhum desgaste. Eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, automóveis e móveis são exemplos de produtos duráveis.

O bem durável é aquele que se consome rapidamente com seu uso ou logo após o uso, como por exemplo: alimentos, produtos de higiene e limpeza, perfumes, etc...

Exemplo de indústrias de bens de consumo não-duráveis: de alimentos, tecidos, remédios, vestuário, entre outras.

A legislação, conforme acima citada, deixa claro que a garantia envolvendo um bem durável é de 90 dias....

Os bens duráveis são aquelas mercadorias que podem ser usadas por bastante tempo, como eletrônicos, roupas e calçados etc. Os não duráveis são os produtos perecíveis, ou seja, que seu prazo de validade é curto, como alimentos, remédios etc.

A indústria de bens não duráveis é aquela que entrega produtos para consumo imediato, geralmente perecíveis. Entre eles estão os alimentos, bebidas, itens de higiene e limpeza, cosméticos etc. Ou seja, artigos que possuem vida útil muito curta, pois acabam logo após sua utilização.

Exemplos de bens semi duráveis

  • Roupas;
  • Calçados;
  • Televisores;
  • Cadeiras.

Serviço durável é aquele que custa a desaparecer com o uso. A pintura ou construção de uma casa, uma prótese dentária, são produtos duráveis. Serviço não durável é aquele que acaba depressa. A lavagem de uma roupa na lavanderia é um serviço não durável, pois a roupa suja logo após o uso.

O consumidor terá prazo para reclamar sobre os vícios aparentes ou de fácil constatação de 30 (trinta) dias para produtos e serviços não duráveis e de 90 (noventa) dias, tratando-se de produtos e serviços duráveis. (Artigos 24 e 26 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor).

Para exercer a garantia legal basta que o consumidor apresente a reclamação juntamente com o comprovante de compra, dentro de 30 dias, para serviços e produtos não duráveis, ou 90 dias, para serviços e produtos duráveis.

Indústrias de bens de consumo não duráveis
Grande parte desses produtos são bebidas, alimentos e medicamentos. Exemplos de bens não duráveis: leite em caixinha, sucos, refrigerantes, alimentos industrializados, enlatados, papel higiênico, papel toalha, chocolates, biscoitos, remédios, produtos cosméticos, etc.